Eu Eu Eu José Lewgoy, documentário que apresenta a trajetória profissional desse ator de muitos talentos, realizado pelo diretor Cláudio Kahns, teve sua data de lançamento alterada para 25 de novembro, em São Paulo. Depois, o filme seguirá para Rio de Janeiro e Porto Alegre, com datas ainda a serem definidas.

O filme revive trechos dos trabalhos mais representativos do ator; cenas de suas principais atuações em quase 30 anos na TV Globo e outras curiosidades de sua vida, relatadas por sua família, amigos e personalidades que trabalharam com ele, como:  Tônia Carrero, Millôr, Chico Caruso, Gilberto Braga, Luis Fernando Veríssimo, Anselmo Duarte, Glória Pires, Guilherme de Almeida Prado, Sérgio Augusto entre outros.

Além dos depoimentos captados em Veranópolis, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, Cláudio Kahns filmou em Yale e em Nova Yorkcom alguns amigos do ator, como Elliot Stein, crítico de cinema do Villlage Voice e Fabiano Canosa; também na Áustria, com Werner Herzog, premiado diretor de Fitzcarraldo onde Lewgoy atua, em uma entrevista  profunda (feita por seu filho, Rudolph) e com quem construiu bela amizade, retratada num emocinado depoimento no filme. Outro momento importante, na trajetória de Lewgoy e no documentário, foi seu trabalho com Glauber Rocha em Terra em Transe,  um dos filmes mais importantes da cinematografia nacional.

 Eu Eu Eu José Lewgoy não é uma simples biografia, mas uma viagem no tempo e na complexidade deste grande ator.

Sinopse: Por meio de trechos da vida de José Lewgoy (1920-2003), um dos mais importantes atores brasileiros, retratam-se as várias fases do cinema e da televisão do país. Original de uma pequena cidade do interior do Sul do Brasil – Alfredo Chaves, atual Veranópolis –, o ator teve uma rara trajetória internacional. Percorreu das chanchadas da Atlântida ao cinema francês dos anos 50, do Cinema Novo com Glauber Rocha e Fitzcarraldo (1982) de Werner Herzog às novelas da Rede Globo.

 

httpvhd://www.youtube.com/watch?v=PQTKphvh_AE

Ficha Técnica:

Direção: Cláudio Kahns

Roteiro: Marta Nehring

Fotografia: Ricardo Stein

Montagem: Mirella Martinelli

Música: Ilan Rechtman

Produtor: Cláudio Kahns

Produtora: Tatu Filmes

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *