O cineasta norte-americano Jonathan Demme faleceu nesta quarta-feira, dia 26 de abril. Segundo uma fonte próxima à família, Demme lutava contra um câncer de esôfago e morreu após complicações da doença, associada a problemas no coração. Deixou a esposa, a artista plástica Joanne Howard, e três filhos.

Demme iniciou sua carreira na sétima arte como roteirista do longa Angels Hard as They Come (1971), de Joe Viola, e também co-escrevendo roteiros para produções do estilo black exploitation, como Rio Tigre (1972), The Hot Box (1972) e Black Mama White Mama (1973). Estreou como diretor em Celas em Chamas (1974) e se estabeleceu como um dos grandes realizadores de sua geração ao dirigir o clássico O Silêncio dos Inocentes (1991), com Jodie Foster e Anthony Hopkins, pelo qual foi premiado com o Oscar de Melhor Direção – este viria a ser um dos três únicos longas da história a ganhar nas cinco categorias principais: Filme, Direção, Ator, Atriz e Roteiro.

O último trabalho de ficção dirigido por ele foi Ricki and the Flash: De Volta Para Casa (2015), estrelado por Meryl Streep como uma roqueira que tenta retomar as relações com sua família. Cineastas como Paul Thomas AndersonAlexander Payne e Wes Anderson já o citaram como uma influência importante em seus trabalhos.

(Fonte: Redação PdC)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *