Cena de Harakiri (1962), de Masaki Kobayashi.

De 10 a 28 de janeiro de 2017, sempre às 19h das terças e quintas, será ministrado o curso Chanbara, O Caminho Do Guerreiro: O Samurai no Cinema Japonês na Estação NET Rio (R. Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo), no Rio de Janeiro. Atividade visa explorar o chanbara, gênero que identifica mais amplamente o cinema ficcional japonês ao longo de sua história, e particularmente sua percepção no Ocidente. O encontro, que será ministrado por Hernani Heffner (professor da PUC-Rio, Conservador-Chefe da Cinemateca do MAM e pesquisador da Cinédia), custará R$ 360 (o curso inteiro) ou R$ 90,00 por aula (sujeito a lotação, pago somente no dia e no cinema). Inscrições antecipadas podem ser feitas no site oficial do Grupo Estação, e mais informações podem ser obtidas pelo email [email protected].

O workshop propõe uma introdução ao gênero em sua feição mais popular, demarcando três épocas distintas – o período formativo até a guerra; a era clássica do chanbara, com o afrouxamento da censura militar estadunidense em meados dos anos 50, e a decadência a partir dos anos 1970, com o ensaio de retomada dos valores culturais encarnados pelo samurai nos filmes do século XXI. Além disso, traçará um percurso em torno das diferentes representações ideológicas, estéticas e culturais da personagem ao longo da história do cinema. Confira abaixo o cronograma das aulas:

10/01 – Inventando o subgênero do subgênero: os filmes de combate por espada
12/01 – Exibição de Espada diabólica: Primeira Época (Daibosatsu tôge), Japão, 1957, 106 minutos / Direção Tomu Uchida
17/01 – Alegorias de um país derrotado: a época de ouro
19/01 – Exibição de Zatoichi Desafiado (Zatoichi chikemurikaidô), Japão, 1967, 87 minutos / Direção Kenji Misumi
24/01 – Renovando o Chanbara
26/01 – Exibição de Samurai X: O Filme (Rurouni Kenshin: Menji kenkaku roman tan), Japão, 2012, 135 minutos / Direção Kenshi Otomo

Encerramento, excepcionalmente às 9h
28/01 – Exibição em 35mm de O Samurai do Entardecer (Tasogare seibei), Japão, 2002, 129 minutos / Direção Yôji Yamada

(Fonte: Grupo Estação)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *