Spaghetti Western - papo-de-cinema Nos dias 14 e 15 de maio, Porto Alegre irá receber o curso Era Uma Vez o Spaghetti Western. Os encontros serão das 15h às 18h, no Santander Cultural (R. Sete de Setembro, 1028) e será ministrado por César Almeida. O investimento é de R$ 80,00 e os interessados podem se inscrever aqui.

O workshop tem como objetivo analisar, valorizar e retomar o debate sobre o influente ciclo produzido na Itália, o spaghetti western. Este subgênero do faroeste cinematográfico que tanto revolucionou a sétima arte nas décadas de 1960 e 1970 foi, em sua época, praticamente ignorado pela crítica especializada, e está sendo redescoberto pelas novas gerações através da obra de cineastas com Quentin Tarantino e Robert Rodriguez.

Sphaghetti western, é um termo que revelava originalmente um caráter depreciativo, criado pela crítica estrangeira que considera essas produções inferiores aos genuínos westerns norte-americanos. Esses filmes, foram em grande parte produzidos com orçamentos muito baixos, e mesmo assim, inovaram por sua estética e linguagem.

César Almeida escreve ficção com o pseudônimo César Alcázar, e atua como editor e tradutor. Já ministrou para a Cine UM os cursos Mestres e Dragões: A Era de Ouro das Artes Marciais no Cinema; Sam Peckinpah: Rebelde Implacável; Blaxploitation: O Cinema Negro Americano dos Anos 80; e Zumbis no Cinema: Eterno Retorno. Ele também lançou em 2010 o livro Cemitério Perdido dos Filmes B, que compila 120 resenhas de sua autoria. Em 2012, organizou Cemitério Perdido dos Filmes B: Exploitation com textos próprios e de outros 11 críticos de cinema.

Para mais informações, mande um e-mail para o endereço cineum@cineum.com.br ou ligue (51) 9320-2714.

(Fonte: Cine Um)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *