Estão abertas as inscrições para o curso Woody Allen: O Autor Inesgotável, que será realizado entre os dias 18 de março e 08 de abril, na Estação NET Botafogo (R. Voluntários da Pátria, 88), no Rio de Janeiro. A atividade, composta por quatro aulas, sempre aos sábados (18 e 25 de março e 1 e 8 de abril), será ministrada por Marcelo Janot, crítico de cinema do jornal O Globo desde 2006, editor do site Criticos.com.br e colaborador da revista francesa Positif. Os interessados podem se inscrever na página oficial do evento pelo valor de R$ 280.

O cineasta Woody Allen vem realizando pelo menos um filme por ano há cinco décadas. São números que impressionam sobretudo pela regularidade em termos de qualidade e porque Allen também escreve e atuou na maioria deles. O objetivo do curso é explorar seus estilos cinematográficos que são quase unanimidade entre crítica e público. Confira abaixo o cronograma:

AULA 1 – As obsessões do diretor e roteirista: os temas preferidos e suas marcas registradas. As influências da stand up comedy e do cinema mudo no inicio da carreira. As invenções formais a partir de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977). O sonho e a frustração do cineasta “bergmaniano”. A importância das parcerias com diretores de fotografia como Gordon Willis e Carlo Di Palma.

AULA 2 – A persona tragicômica: Woody Allen por ele mesmo e seus alter-egos. O neurótico e hipocondríaco, o intelectual em crise,  o sedutor desastrado.

AULA 3 – A presença feminina: como Allen vê as mulheres e se relaciona com elas. O casamento artístico com Diane Keaton e Mia Farrow.

AULA 4 – De Nova York para o mundo, no ritmo do jazz e outros sons: as cidades como personagens e as trilhas sonoras inesquecíveis. As memórias evocadas pelas canções de A Era do Rádio (1987). O uso criativo da música na narrativa. A implicância com Los Angeles. A fase “turística”.

(Fonte: Grupo Estação)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *