No próximo dia 25, o Instituto Moreira Salles lança em DVD os filmes nacionais Libertários (1977), de Lauro Escorel, e Chapeleiros (1983), de Adrian Cooper, com sessão na sala de cinema do IMS-RJ às 18h, seguida de uma conversa entre Lauro Escorel e José Carlos Avellar, coordenador de cinema do IMS. Ambas as produções abordam o movimento operário no Brasil.

Libertários aproveita a ampla iconografia que acabava de ficar disponível para pesquisa na Universidade de Campinas – caso da exposição Memória paulistana, e do arquivo Edgard Leuenroth, fonte primária da pesquisa a que estava associado – e utiliza de modo original filmes de época, de exaltação dos feitos industriais, que contêm muitas cenas autênticas das fábricas, mas invertendo os seus sentidos.

Chapeleiros investe na longa observação do ato de trabalhar em uma antiga fábrica de chapéus. Em um filme sem entrevistas, Chapeleiros não hesita em buscar a visualidade estética em texturas e grafismos, na própria materialidade, com trilha sonora sóbria, composta apenas de música barroca e ruídos.

(Fonte: IMS)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *