Recife, São Paulo e Rio de Janeiro recebem a II Mostra Cinema Português Contemporâneo. A mostra traça um panorama da produção recente de Portugal, trazendo 25 filmes realizados entre os anos de 2000 e 2012. Este ano a homenagem será ao diretor português Fernando Lopes, falecido em 2012. A mostra acontece em Recife de 21 a 26 de maio de 2013, no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, de 24 de maio a 6 de junho, e na Caixa Cultural São Paulo, de 16 a 28 de julho.

 Foram selecionados sete curtas e 12 longas-metragens, que enfatizam a diversidade e liberdade criativa, fugindo de concessões e convenções comerciais. Serão exibidos documentários, filmes de ficção, animação e experimentais, tanto de cineastas consagrados, como de cineastas jovens.

Entre os títulos estão Branca de Neve (2000, de João César Monteiro), Filme do desassossego (2010, de João Botelho), O fantasma (2000), primeiro longa-metragem de João Pedro Rodrigues,  e  A cara que mereces (2004), primeiro longa de Miguel Gomes.

Os cineastas portugueses João Botelho e Pedro Filipe Marques já confirmaram presença em Recife e Rio de Janeiro para a exibição de seus filmes, Filme do Desassossego (ficção baseada na obra de Fernando Pessoa) e A Nossa forma de vida (2011, documentário premiado no Cinema du Réel, França), respectivamente. João Botelho, um experiente diretor português, já realizou mais de 20 longas, muitos deles apresentados nos principais festivais de cinema do mundo. Pedro Filipe Marques, montador que já trabalhou entre outros com Pedro Costa, Margarida Cardoso e Sérgio Tréfaut, vem apresentar o seu primeiro longa-metragem. Outros convidados participarão da mostra em São Paulo.

A programação inclui também o lançamento de um catálogo com informações sobre todos os filmes apresentados.

Mais detalhes em refinariafilmes.com.br

Facebook: www.facebook.com/pages/Mostra-Cinema-Portugu

Fonte:  II Mostra Cinema Português Contemporânea

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *