O filme Hotxuá, estreia da atriz Letícia Sabatella e do artista plástico Gringo Cardia como diretores de cinema, será lançado no CineBancários, Porto Alegre, dia 22 de fevereiro, em três sessões diárias, às 15h, 17h e 19h.

O documentário faz um registro poético sobre a tribo indígena Krahô, habitantes de Palmas, no Tocantins, também conhecidos por outras tribos como “Os Senhores do Cerrado”.

A dupla acompanhou o dia a dia dos Krahô registrando o maior e mais importante evento da tribo, a Festa da Batata, que celebra a mudança da estação chuvosa para a seca e a fertilidade. Nessa ocasião também são realizados vários ritos de passagem, inclusive a oficialização de casamentos entre os nativos.

Donos de uma cultura milenar o povo Krahô é sorridente e utiliza o humor para fortalecer a auto-estima da comunidade. Por considerar a alegria um dos elementos mais importantes em sua sociedade, designam entre os líderes um sacerdote do riso: o hotxuá. Brincando e animando o espírito da aldeia, os Hotxuá mostram aos outros, através das milenares lendas do seu povo, como agir melhor, trabalhando na terra sem ganância e em perfeito equilíbrio com a natureza.

Para conseguir traduzir a poesia contida na cultura Krahô, Letícia e Gringo se inseriram na aldeia captando mais de 70 horas de filmagem. Colheram depoimentos dos índios em merrim, sua língua nativa, e em português, falando sobre como mantêm íntegra a sua sociedade baseados na crença de um mundo equilibrado que respeita a diversidade.

O documentário, que surgiu a partir de um pedido da própria tribo à Letícia, também acompanha a rotina do palhaço sagrado Aprakt, mestre dos hotxuás. Entre muitos afazeres na realização do ritual, o grande líder é responsável por garantir que, no momento mais esperado da festa, todos da aldeia possam rir com a apresentação em torno da fogueira. Após os festejos, os caciques debatem seus problemas e as ameaças que os preocupam.

O filme foi vencedor do Prêmio do Júri Popular no Festival de Cuiabá e recebeu o troféu Mapinguari, no FestCine Amazônia, ambos em 2009. No mesmo ano, o filme também foi apresentado no Festival de Toulouse, França.

 

Confira o trailer do documentário:

httpvhd://www.youtube.com/watch?v=co0NsQKJG9k

Fonte: CineBancários

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *