Na última quinta-feira, dia 29 de maio, aconteceu e abertura da 9ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. O público do Cine Vila Rica se emocionou com as homenagens e a exibição de um documentário sobre Cosme Alves Netto. Além dele, também foram homenageados Ricardo Miranda e Luiz Rosemberg Filho.

Rosemberg foi ovacionado de pé e dedicou seu troféu aos amigos próximos e provocou risos ao dizer que não preparou nada para falar. Já Netto e Miranda foram representados por amigos e familiares, que ressaltaram a importância das trajetórias que tiveram. Em seguida, foi exibido o documentário Tudo por Amor ao Cinema (2014), de Aurélio Michiles, sobre Alves Netto. “Desde muito jovem, ele se perguntava para onde iam os filmes aos quais ele assistia no cinema, ele queria saber o que acontecia com eles”, comentou o cineasta.

Na sexta-feira, dia 30, foram realizadas mesas de debates dedicadas aos homenageados. “Autorias não negociadas” reuniu Luiz Rosemberg Filho a Ana Lúcia Soutto Mayor (UFRJ), Clarissa Nanchery (UFF) e Renato Coelho (Anhembi-Morumbi), sob mediação de Francis Vogner dos Reis, para discutir o percurso estético e a importância histórica de Ricardo Miranda e Rosemberg. Já “Cosme Alves Netto” foi sobre a celebração do cinéfilo, cineclubista e restaurador que deu nova face à difusão do cinema no Brasil, especialmente pelos seus anos à frente da Cinemateca do MAM-RJ. A mesa contou com a presença de Aurélio Michiles, Glória Barbosa (viúva de Cosme), João Luiz Vieira (UFF) e Marília Franco (Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro), com mediação de Mateus Nagime.

Para mais informações sobre a CineOP, que encerra suas atividades hoje, acesse o site http://cineop.com.br/.

Fonte: Universo Produção.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *