Nesta quarta-feira, dia 17 de maio, celebra-se o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Lesbofobia. Para comemorar a data, a HBO selecionou cinco produções que tratam do tema e auxiliam na conscientização e sensibilização do público. Todas as obras podem ser assistidas na plataforma digital HBO GO.

O documentário da A Prayer for Uganda (Uma Prece para a Uganda em tradução livre), de 2015, é uma das produções audiovisuais mais realistas sobre a situação de uma população homossexual submetida a condições de extrema intolerância e violência, e que teme pela própria vida todos os dias. Em 2014, o presidente da Uganda sancionou uma lei anti-homossexualidade que estabelecia a pena de morte para quem cometia “reincidência” no “delito da homossexualidade”. Devido à pressão internacional, a pena foi transformada em prisão perpétua.

Na série Looking (2014-) apresenta o mundo em que a diversidade sexual é aceita, mas também lança perguntas existenciais da perspectiva de três personagens com perfis diferentes. Eles expõem as suas inseguranças e necessidades afetivas ao mesmo tempo em que discutem assuntos como a aceitação familiar e a escolha de manter relações sentimentais abertas ou fechadas, além de debaterem questões relativas ao vírus HIV.

Já o policial da série True Detective (2014-), Paul Woodrugh, enfrenta um longo e difícil caminho para lidar com a sua natureza, que vai da negação total até a batalha pelo reconhecimento da própria opção sexual. Outro caso é o casal composto por David Fisher e Keith Charles, da série Six Feet Under (2001-2005), no qual mostram que o amor, a comunicação e a compreensão podem criar laços fortes que superam qualquer coisa.

Outro destaque do canal é o drama The Normal Heart (2014), contextualizado durante o início da crise da AIDS em Nova York, nos anos 1980, onde ativistas LGBT e seus aliados precisaram travar uma verdadeira batalha para expor a verdade sobre a epidemia. A obra apresenta a luta dessas pessoas contra o ódio e o preconceito que dominava a cidade.

(Fonte: HBO Brasil/Agência Febre)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *