O Continente (1949), história integrante da obra O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo, está sendo adaptado para o cinema pelo diretor Jayme Monjardim. As filmagens tiveram início em 26 de março e prosseguem até o dia 5 de abril na cidade de Pelotas. Após este período, a produção segue para Bagé, onde realizarão filmagens externas até 22 de maio. A finalização será feita nos estúdios do Polo Cinematográfico de Paulínia, interior de São Paulo.

O Continente é a primeira parte da trilogia de ficção sobre a formação do povo gaúcho, O Tempo e o Vento, composta, ainda, pelos livros O Retrato e O Arquipélago. O roteiro tem a assinatura do escritor e cineasta Tabajara Ruas (diretor e roteirista de Netto Perde Sua Alma, autor do livro Os Varões Assinalados) e da escritora Letícia Wierzchowski, que trabalhou com Monjardim quando teve seu romance A Casa das Sete Mulheres adaptado por Maria Adelaide Amaral para a minissérie da TV Globo (2003). O longa é uma produção de Nexus Cinema e Video, de Rita Buzzar, parceira de Monjardim no seu primeiro filme, Olga, co-produzido pela Panda Filmes (RS), de Beto Rodrigues, e Globo Filmes.

Quatro gaúchos estão trabalhando ao lado de Monjardim na direção do filme. Federico Bonani é diretor assistente. Diego Müller, Seani Soares e Zeca Brito são os três assistentes de direção. Cerca de 70% dos profissionais que trabalham no filme, entre direção, equipe, elenco e figurantes, são do Rio Grande do Sul.
O filme também conta com estrelas internacionais na produção, como o diretor de fotografia Affonso Beato, um dos preferidos de Pedro Almodóvar, tendo trabalhado com ele em Tudo Sobre Minha Mãe, além de ter trabalhado com Stephen Frears em A Rainha e Mike Newell em O Amor nos Tempos do Cólera, e a maquiadora argentina Marisa Amenta, que assinou produções como Abutres, Diários de Motocicleta e O Filho da Noiva. No elenco também há nomes internacionais: o ator argentino Martín Rodriguez (do filme O Quarto de Léo) interpreta Pedro Missioneiro, e o uruguaio César Troncoso (O Banheiro do Papa) vive o Padre Alonso.

A direção de arte é de Tiza Oliveira, que também trabalhou com Monjardim em Olga e tem 37 anos de TV Globo no currículo. O figurino está a cargo do carnavalesco e figurinista Severo Luzardo Filho.

As filmagens serão realizadas em Pelotas (26 de março a 5 de abril), Bagé e municípios vizinhos (6 de abril a 22 de maio), no Rio Grande do Sul, e Paulínia, em São Paulo (28 de maio a 17 de junho). A previsão de estreia nos cinema é para 2013. Seis meses depois de exibido nas salas de cinema, o filme será adaptado e apresentado pela TV Globo como microssérie em cinco capítulos.

 

Crédito Fotos: Jayme Monjardim e Federico Bonani

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *