No Brasil, ocorrem anualmente 130 mortes causadas por raios e outras 500 pessoas são atingidas. O país é campeão mundial em incidência do fenômeno. Esse fenômeno é retratado no filme documentário Fragmentos de Paixão, primeiro longa brasileiro sobre o assunto que estreia em outubro de 2013. A obra apresenta a temática dos raios sob perspectiva histórica, cultural e científica, em um novo formato de divulgação audiovisual que aproxima a ciência de todas as pessoas.

O maior especialista em raios do Brasil, Osmar Pinto Jr., e a jornalista Iara Cardoso pesquisaram a fundo dados da história, da ciência e da literatura do Brasil e do exterior. Andaram de caravelas no sul da Bahia e de helicóptero no Rio de Janeiro, visitaram uma aldeia indígena em Ubatuba e leram relatos históricos de Darwin em sua visita ao Brasil, tudo para entender o impacto das descargas atmosféricas em histórias tão diferentes. A equipe levou dois meses para executar todas as tomadas, acumulando quase cem horas de filmagens.

As seis vidas foram contrastadas com a vida do Dr. Osmar e a realidade que cerca um pesquisador que é apaixonado por um fenômeno”, explica Iara Cardoso. Com isso, o cientista deixa a posição inatingível que normalmente ocupa nos documentários para se tornar próximo do espectador.

Fragmentos de Paixão teve um processo de gravação diferente de um documentário padrão, com trabalho estético das imagens e apresentação de sequência de cenas como a utilizada no cinema de ficção, construindo os personagens e uma narrativa romanceada. Por isso foi escolhido o termo “filme documentário” para definir a obra, já que ela não se resume a entrevistas e tomadas do formato do telejornalismo. “Não quis fazer só uma grande reportagem, porque entendo que isso pode ser cansativo para 70 minutos. Procurei divulgar ciência de forma envolvente, de modo que as pessoas pudessem conhecer as seis vidas retratadas no filme e o contexto em que elas se inserem, assim como pudessem acompanhar a jornada de um cientista que busca respostas”, afirma Iara Cardoso.

Fragmentos de Paixão também apresenta inúmeras imagens de raios, inéditas em todo o mundo. Há sequências feitas a partir de fotos de raios, possibilitando que a movimentação das nuvens carregadas e da chuva e o impacto dos raios sejam vistos em alta definição.

Fonte: Inpe

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *