O Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo acaba de anunciar os filmes selecionados para sua 26ª edição, que acontece entre os dias 19 e 30 de agosto. O evento, dirigido pela produtora cultural Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, recebeu neste ano inscrições de 2700 títulos internacionais, 270 latinos e 604 brasileiros. Destes, foram escolhidos 77 curtas internacionais, 29 latinos e 125 brasileiros.  Confira a programação completa aqui.

A programação é composta ainda por filmes convidados. No total, esta edição apresentará mais de 350 curtas-metragens, que serão exibidos gratuitamente em diversas salas de cinema da capital paulista: MIS, Espaço Itaú de Cinema – Augusta, CineSesc, Cinemateca, Cinusp, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido e outras cinco salas do Circuito Municipal de Cultura expandindo o circuito.

Também acaba de ser divulgado o cartaz do 26º do festival. Inspirada no tema do ano, a mobilidade urbana, a artista Deborah Santiago Guimarães voltou seu olhar para as ruas e para a malha viária da cidade, verdadeiras veias que dão movimento a um organismo, à vida que pulsa em São Paulo. Confira:

Além das mostras tradicionais – Internacional, Latino-americana, Mostra Brasil, Panorama Paulista, Cinema em Curso e Oficinas Kinoforum – e dos programas em continuidade, como a Mostra Infantojuvenil, o Dark Side e a Semana da Crítica, o festival tem muitos outros destaques: uma seleção especial de curtas ingleses no programa Transform, realizado em colaboração com o British Council e o festival de animação e curtas-metragens Encounters; episódios da série A Copa passou por aqui, idealizada por Jorge Furtado, da Casa de Cinema, e dirigida por nomes como Ardiley Queirós e Lázaro Ramos; e a mostra Fotofilmes, com lançamento do livro de Érico Elias, editado pelo festival, e uma palestra de Marcelo Tassara, realizador do primeiro fotofilme da ECA/USP.

Entre os filmes internacionais premiados que integram a programação estão o vencedor do Sundance Film Festival, o americano O Mundo de Amanhã, de Don Hertzfeldt, e o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, o libanês Ondas’98, de Ely Dagher.

(Fonte: Sofia Carvalhosa)

 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *