O Matador de Ovelhas, Charles Burnett

Entre os dias 10 e 14 de outubro Porto Alegre recebe pela primeira vez o Festival Indie 2012, considerado uma das mais importantes mostras cinematográficas realizadas no País. A 12º edição do festival é promovida pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura em parceria com a Zeta Filmes, realizadora do Festival, e a produtora local Surreal Filmes.

Consolidado em outras capitais, o Indie, que começou no ano de 2001, em Belo Horizonte, surgiu com o principal objetivo de exibir o cinema internacional e nacional que não se via no circuito comercial, apresentando uma programação que privilegia o cinema autoral, de arte, com intenções estéticas e formais que procuram explorar a linguagem do cinema e levá-la ao seu extremo. Devido ao grande sucesso e apreciação por parte dos cinéfilos, em 2007 o Indie passou a ter uma edição na cidade de São Paulo também. O conceito curatorial ganhou mais fôlego, com retrospectivas de diretores contemporâneos importantes – como Hong Sang Soo, Koji Wakamatsu, Brillante Mendoza, Kiyoshi Kurosawa, Claire Denis, BélaTarr – e foco em novos diretores.

Este ano, será feita uma retrospectiva com três dos diretores favoritos do Festival: Apichatpong Weerasethakul; a premiada diretora japonesa Naomi Kawase, e o francês Philippe Grandrieux.

Para finalizar a edição gaúcha do Festival Indie 2012, será exibida a obra de um dos mais importantes diretores afro-americanos: Charles Burnett. Seu primeiro longa-metragem, dirigido em 1977, O Matador de Ovelhas, foi resultado da sua dissertação de mestrado no curso de cinema. Por sua importância histórica, o Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos o incluiu na lista das 50 obras a serem preservadas, como tesouro nacional, pela Biblioteca do Congresso Nacional norte-americano. Figura central da chamada “Rebelião de Los Angeles” da década de 1970 ― movimento de jovens cineastas afro-americanos que emergiram da Faculdade de Cinema da UCLA para criar uma nova forma de cinema independente ― Burnett vem produzido filmes para cinema e televisão há mais de três décadas. E o clássico cult O Casamento do Meu irmão (1983), também será exibido numa nova versão digital realizada pelo diretor.

O Indie 2012 acontece em Porto Alegre na Sala P.F.Gastal, na Usina do Gasômetro. Todas as sessões têm entrada franca. A programação completa está disponível no site do Indie – www.indiefestival.com.br.

Fonte: Indie Festival 2012

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *