O Festival de Cinema de Vitória chega à sua 22ª edição em setembro. Entre os dias 11 e 16, o evento apresentará no Theatro Carlos Gomes nove mostras competitivas. Este ano, foram inscritos 650 filmes, de todas as regiões brasileiras, e selecionadas cerca de 90 produções, que concorrerão ao Troféu Vitória em diferentes categorias. Os homenageados deste ano serão os atores José Augusto Loureiro (homenageado capixaba) e Matheus Nachtergaele (homenageado nacional).

No total, 16 curtas farão sua estreia no Festival. Além disso, há produções que se destacaram internacionalmente, como os dois curtas exibidos em competições do Festival de Cannes: Quintal (2015), de André Novais Oliveira , e Sem Coração (2014), de Nara Normande e Tião, que recebeu o Prêmio de Melhor Curta-Metragem.

Já a Mostra Competitiva Nacional de Longas exibirá cinco filmes: o mineiro Ela Volta na Quinta (2014), também de André Novais Oliveira, premiado no Festival de Brasília; o paulista Sinfonia da Necrópole (2014), de Juliana Rojas, premiado no Festival de Paulínia e no Festival de Gramado; o longa coletivo de horror As Fábulas Negras (2015), de Rodrigo Aragão, Joel Caetano, Petter Baiestorf e José Mojica Marins, exibido em eventos como a Mostra de Cinema de Tiradentes, Horrorant Film Fest (Grécia), Fantaspoa (Porto Alegre) e Nocturna (Espanha); o inédito Nervos de Aço (2011), de Maurice Capovilla, que foi exibido na sessão de encerramento do 24º Cine Ceará; e o único documentário em competição, Mais do Que eu Possa Me Reconhecer (2015), de Allan Ribeiro, que foi premiado na Mostra de Cinema de Tiradentes como Melhor Filme da Mostra Aurora.

Além dessas mostras, o evento contará com exibições não competitivas de longas-metragens. A previsão é que as demais atividades da programação do Festival, assim como os nomes dos filmes fora de competição, sejam divulgadas ainda neste mês. São curadores do 22º Festival de Cinema de Vitória o professor universitário e pesquisador Erly Vieira Jr.; o diretor e crítico de cinema Rodrigo de Oliveira; e a programadora audiovisual Rosemeri Barbosa. A lista completa dos selecionados pode ser vista no site oficial do evento.

(Fonte: Palavra Assessoria em Comunicação)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *