A 24ª Edição do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo acaba de divulgar sua programação oficial. O evento tem início amanhã, com mais de 400 filmes exibidos nas tradicionais mostras Internacional, Latino-americana, Brasil, Panorama Paulista e Programas Especiais. O projeto acontece em salas de exibição de São Paulo e Curitiba.

A programação brasileira exibirá curtas de 25 estados do país e está dividida nas Mostras Brasil, Panorama Paulista, Cinema em Curso, Mostra KinoOikos e Oficinas Kinoforum. A produção selecionada inclui filmes realizados em escolas de audiovisual, de talentos promissores, iniciantes e diretores já consagrados. A temática também é variada, incluindo temas como as intervenções urbanas de Londres e do Rio de Janeiro, abordadas em The Ruin Machine, de Bruno Vianna.

A Mostra Internacional apresenta 58 produções de todos os continentes, selecionados a partir de mais de 3 mil curtas inscritos. A seleção que será exibida traz filmes de realizadores de todas as idades, principalmente de talentos promissores das principais escolas de cinema do mundo. Destacam-se as produções do Oriente Médio e da África, que abordam temas feministas, e a Mostra Latino-americana, que traz temáticas do cotidiano tratadas com cinismo e humor.

Já a Programação Especial do Festival apresenta novidades e projetos já tradicionais. A Semana Crítica do Festival de Cannes exibirá os 10 curtas selecionados pelos críticos presentes na edição de 2013. Entre eles, o brasileiro Pátio, do curitibano Aly Muritiba. Duas homenagens também integram a programação, destacando as obras de personalidades falecidas recentemente. O olhar do diretor de fotografia Aloysio Raulino (1947-2013) será representado por 5 filmes realizados por produtores ligados ao Festival, bem como com a exibição de Maracatu, de Gustavo Raulino, filho do homenageado. Já o trabalho do ativista Zózimo Bulbul (1937-2013) será resgatado na mostra Black Brasil.

O projeto acolhe também atividades propostas por festivais parceiros, como O Festival do Minuto, que apresentará 63 filmes premiados ao longo de 2012. O Libercine – festival argentino dedicado à diversidade sexual – também terá espaço. O grande destaque é o primeiro curta-metragem da diretora Lucrecia Martel, La Otra, um registro sobre travestis e transformistas na Argentina dos anos 1980.

Além das sessões realizadas em salas, o Festival promove também atividades paralelas. Em São Paulo e Sorocaba acontece a Cine-cicletada, que mistura passeio de bicicleta com exibições ao ar livre. Também serão realizados debates após algumas sessões e gincanas audiovisuais. A programação completa pode ser conferida no site www.kinoforum.org.br/curtas/2013/.

Fonte: Sofia Carvalhosa Comunicação

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *