O Festival de Berlim, que acontecerá de 09 a 19 de fevereiro, confirmou nesta terça-feira, dia 17, o décimo filme brasileiro em sua seleção oficial. O documentário No Intenso Agora, escrito e dirigido por João Moreira Salles, será exibido na mostra Panorama Dokumente, dedicada a filmes do gênero. Este é seu primeiro longa como diretor desde Santiago (2007).

O documentário, narrado em primeira pessoa, reflete sobre o que revelam quatro conjuntos de imagens da década de 1960: os registros da revolta estudantil francesa em maio de 68; os vídeos feitos por amadores durante a invasão da Tchecoslováquia em agosto do mesmo ano, quando as forças lideradas pela União Soviética puseram fim à Primavera de Praga; as filmagens do enterro de estudantes, operários e policiais mortos durante os eventos de 68 nas cidades de Paris, Lyon, Praga e Rio de Janeiro; e as cenas que uma turista – a mãe do diretor – filmou na China em 1966, ano em que se implantou no país a Grande Revolução Cultural Proletária.

A obra se juntará na Alemanha aos filmes Joaquim, de Marcelo GomesVazante, de Daniela ThomasMulher do Pai, de Cristiana Oliveira, e As Duas Irenes, de Fabio Meira, todas produções nacionais integrantes de programações paralelas do prestigiado evento cinematográfico. Em 2017, o Brasil terá a maior participação num festival internacional de primeira linha dos últimos anos.

(Fonte: Redação PdC)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *