De 23 a 25 de junho, às 21 horas, no Sesc Pompeia (R. Clélia, 93), em São Paulo, acontecerá a mostra Sessão Muda Mas Não Calada, dirigida pelo Coletivo Vermelha, com a participação das artistas as artistas Denise Assunção, Karina Buhr, Georgette Fadel e Roberta Estrela D´Alva. O projeto promoverá a exibição de dois dos primeiros filmes feministas da história: Os Resultados do Feminismo (1906), de Alice Guy Blaché, e A Sorridente Madame Beudet (1923), de Germaine Dulac. Os ingressos podem ser adquiridos pelo valor de R$ 30,00.

A francesa Alice Guy Blaché é uma das pioneiras do cinema, considerada a primeira mulher diretora e roteirista, além de autora do primeiro filme de ficção e do primeiro filme com atores negros. O curta-metragem Os resultados do Feminismo (1906) retrata de forma irônica uma sociedade na qual o papel dos homens e das mulheres é invertido. Sob direção de Germaine Dulac, cineasta também de origem francesa e considerada uma das principais feministas radicais de seu tempo, o média-metragem A Sorridente Madame Beudet (1923) narra o cotidiano de uma dona de casa presa a um casamento sem amor que tenta livrar-se de um marido violento para poder se libertar das convenções sociais.

Enquanto os filmes são exibidos na tela, sem som, as artistas Denise Assunção, Karina Buhr, Georgette Fadel e Roberta Estrela D´Alva criam intervenções cênicas e uma sonoplastia em diálogo com as imagens projetadas, buscando enfatizar a atualidade das discussões sobre gênero presentes nos filmes. A performance, criada especialmente para o projeto Cinema Falado, conta com a direção criativa do Coletivo Vermelha, composto por diretoras, roteiristas e montadoras de São Paulo.

(Fonte: ATTi Comunicação)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *