O foco mais recente do documentarista Eduardo Coutinho (Edifício Máster, Santo Forte, O Fim e o Princípio) são as músicas que ficaram na memória e sintetizam os momentos mais dramáticos da vida das pessoas. No filme As Canções, que estreiaem São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, são 18 personagens, de um total de 42 filmados.

O campeão de escolhas musicais é, como o diretor já esperava de antemão, Roberto Carlos. Coutinho pensou um dia em fazer um filme só sobre as músicas do cantor e compositor, mas desistiu – as negociações dos direitos seriam infernais. Aliás, As Canções é o primeiro filme de Coutinho que exige esse tipo de negociação.

O melhor está na história que cada um conta para explicar porque aquela determinada canção é a trilha de sua vida. Como o homem que canta Esmeralda, de Carlos José, e chora lembrando da mãe de 85 anos – que, ao contrário do que se poderia imaginar, está viva. O mesmo homem, pouco depois, comenta o choro, para ele mesmo, inexplicável.

Outra mulher reconstitui um complicado caso de amor, que a levou a seguir o amado, suspeito de traição, num táxi – e foi aconselhada pelo taxista a não flagrá-lo ali. Um fã de Jorge Ben Jor utiliza a câmera para recordar as várias etapas de sua complicada e afinal feliz paixão por uma certa Jacira e pede, no fim, para louvar a Deus. Uma bela mulher encerra o filme, cantando Retrato em Branco e Preto, de Chico Buarque, chave do epílogo de sua longa e tumultuada história de amor.

Não há grandes peripécias a contar nestas vidas, todas muito comuns e parecidas com as da platéia que as verá. Por isto é que uma sessão de As Canções terá tudo para se parecer com uma silenciosa terapia em grupo, em que ninguém precisa contar nada, só acompanhar no escuro. Cada um com a sua canção, ou canções, na cabeça, quem sabe concordando com algumas ouvidas na tela.

Coutinho mesmo, que jurou em entrevistas que não tem a música de sua vida, é ouvido cantarolando Fascinação junto com uma de suas personagens. O que certamente também não estava no script.

 

Confira o trailer:

httpvhd://www.youtube.com/watch?v=XxckBHKLluU

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *