Entre os dias 24 de setembro e 8 de outubro, o Festival do Rio vai apresentar 350 filmes de mais de 60 países, exibidos em cerca de 30 locais da cidade. O Papo de Cinema fará cobertura exclusiva do Festival.

A festa vai abrir sua 16ª edição com a exibição de O Sal da Terra (2014), de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado. O filme, que recebeu um Prêmio Especial na mostra Un Certain Regard em Cannes 2014, registra expedições e acompanha o trabalho do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

O longa Trash – A Esperança Vem do Lixo (2014), do premiado diretor Stephen Daldry (As Horas, 2002) será a sessão de encerramento do Festival do Rio. A première vai contar com a presença de Daldry.

São 350 filmes divididos por mais de 15 mostras, entre eles Boyhood: Da Infância à Juventude (2014), de Richard Linklater; Mapa para as Estrelas (2014), de David CronenbergGarota Exemplar (2014), de David FincherHomens, Mulheres e Filho (2014), de Jason Reitman; entre outros.

Além das mostras já conhecidas Panorama, Expectativa 2014, Première Brasil, Première Latina, Fronteiras, Midnight, Midnight Terror, Midnight Música, Filme Doc, Geração, Itinerários únicos e Meio Ambiente, o Festival vai dedicar mostras especiais a quatro grandes cineastas: Roberto Rosselini, com exibição de seis clássicos restaurados, uma retrospectiva do diretor americano Michael Cimino e uma homenagem especial ao ator e diretor Hugo Carvana, com exibição de Vai Trabalhar, Vagabundo (1974), que este ano completa 40 anos.

Em parceria com o British Council, a mostra Clássicos de Hitchcock vai exibir cinco longas mudos do mestre do suspense com acompanhamento musical ao vivo pelo pianista Cadu Pereira, na sala 1 do Estação Botafogo.

Dois marcos do cinema ganham exibições especiais: presente para os beatlemaníacos, com a cópia restaurada de A Hard Day’s Night (1964), de Richard Lester, e presente para os cinéfilos fãs do terror, com a versão original em cópia restaurada de O Massacre da Serra Elétrica (1974), de Tobe Hooper.

Sessão mais que especial e única será a exibição do longa Trinta (2014), de Paulo Machline, em noite nobre, para público e convidados, no Theatro Municipal. O filme narra a trajetória do carnavalesco Joãosinho Trinta para produzir seu primeiro desfile na escola de samba Acadêmicos do Salgueiro.

As mais recentes produções e clássicos imperdíveis do cinema mexicano poderão ser apreciados na mostra Foco México. Entre os destaques está o longa Cantinflas: A Magia da Comédia (2014), de Sebastian del Amo, filme selecionado pelo México para concorrer a uma vaga no Oscar 2015.

Outra novidade na programação fica por conta dos filmes de temática LGBT. Acompanhando o comportamento da sociedade, a curadoria da Mostra Gay sentiu a necessidade de espalhar os filmes gays por outras mostras. Ao mesmo tempo em que a mostra gay deixa de existir, foi criado o Prêmio Felix, em que um júri oficial vai escolher o melhor filme LGBT de toda a programação.

Confira a programação completa aqui: http://www.festivaldorio.com.br/

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *