Acontece do dia 05 até o dia 10 de dezembro a décima edição do Santa Maria Vídeo e Cinema, um dos mais importantes encontros cinematográficos do Rio Grande do Sul. Na abertura será exibido pela primeira vez na cidade o longa-metragem gaúcho A Última Estrada da Praia, de Fabiano Souza. Durante a mostra competitiva serão exibidos curtas-metragens de Santa Maria e região (terça-feira, dia 06) e de todas as regiões do país (quarta, quinta e sexta, dias 07, 08 e 09). No sábado, dia 10, acontece o encerramento e o anúncio dos grandes vencedores com o Troféu Vento Norte.

A Última Estrada da Praia

Dois são os homenageados deste ano: Carlos Gerbase e Luiz Alberto Cassol. Entre as atividades paralelas está o lançamento do livro “Instigando o olhar: o queer em Almodóvar”, de Justina Franchi Gallina (na quarta, dia 07, às 17h), a exibição fora de competição do longa em super 8 O Inimigo, de 1971 (quarta, dia 07, às 20h), e o Seminário Gaúcho de Cinema, que irá discutir o tema “Os Novos Espaços para a Exibição Audiovisual”. Ao todos foram selecionados 52 produções: 30 na Mostra Nacional, 11 na Mostra Santa Maria e região e mais 11 na Mostra Videoclipes, que acontece na sexta, dia 09, às 15h. Na Mostra Nacional serão exibidos curtas de São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná. Entre os filmes gaúchos estão Kopeck, de Jaime Lerner, Corneteiro não se mata, de Pablo Müller, Casa Afogada, de Gilson Vargas, e Telefone de Gelo, de Fabiano de Souza.

Programação completo, grade de horários e outras informações podem ser encontradas no site oficial do evento, www.smvc.org.br.

 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *