cinesolarSegue até o dia 30 deste mês, em São Paulo, a quinta edição da Virada Sustentável, evento que traz uma programação gratuita voltada para a sustentabilidade. Uma das atrações é o projeto CineSolar, primeiro cinema móvel do país a utilizar energia do sol para exibir filmes. A programação acontece no sábado (29), a partir das 17h, no espaço da Unipaz (Universidade Internacional da Paz), bairro da Vila Mariana. O projeto contará com telão, cadeiras e até uma cabine de DJ. Alguns dos curtas exibidos serão do Circuito Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente e do canal Olhar para Tudo, plataforma que busca conduzir o olhar das crianças, e também dos adultos, através do cinema, abordando questões sobre o mundo com arte, criatividade e diversão.

Além da exibição de filmes em curtas-metragens, a equipe do projeto promove uma oficina de criação de cosméticos naturais, das 17h às 18h. A atividade propõe a confecção de produtos a partir de ingredientes extraídos da natureza, como frutos, flores, argilas e plantas. Uma abordagem de como é possível preparar essas fórmulas de maneira orgânica, simplista e acessível.

Confira os curtas que serão exibidos:

Um Rio (2013), de Marcelo Bala e Andrea Pesek
O filme mostra, de forma lúdica, algumas transformações que podem ocorrer no meio-ambiente com o crescimento de uma cidade. Propõe para a criança a discussão sobre qual o futuro que queremos para os rios de nossas cidades e aborda temas como mobilidade urbana, preservação, lixo, entre outros ligados a sustentabilidade e cidadania.

Meu Foguete (2013), de Marcelo Bala e Andrea Pesek
Quem nunca se imaginou a bordo de um foguete viajando entre planetas e estrelas? Um menino de aproximadamente 5 anos sonha criar um foguete que seja mais rápido do que a velocidade da luz. Uma verdadeira viagem pelo espaço e pelo imaginário infantil.

O Piano (2014), de Marcelo Bala e Andrea Pesek
Filme conta a história de um menino que carrega um piano no bolso. A Gymnopedie # 1 de Erik Satie é apresentada de forma simples, para que a criança perceba que pode aprendê-la facilmente se desejar. Até mesmo num piano de papel. A idéia por trás deste filme, porém, vai além de ensinar a peça de Satie. Mostra o artista como alguém que revela a beleza escondida nas frestas, nos cantos remotos, na natureza, e que cataliza tudo isso em forma de música.

Serei Sereia? (2013), de Hugo Cuccurullo
Surpreenda-se com a história da Janaina, uma menina com uma imaginação incrível. Este programa propõe um resgate da utilização de recursos teatrais em vídeo, com uma inovadora técnica de confecção e manipulação de bonecos, onde o próprio manipulador é o contador, vira personagem e interage na história.

Os 4 Viajantes (2013), de Hugo Cuccurullo
Sinopse: Quatro viajantes vindos dos quatro cantos do reino que se encontram por acaso em um ponto da estrada. Descobrem ali o quanto são diferentes, pois falam línguas diferentes, tem culturas e gostos diferentes. Podem haver, porém, afinidades em meio a tanta diferença?

(Fonte: ATTi Comunicação)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *