Após 10 anos do início das obras de restauração, a Cinemateca Capitólio finalmente abrirá suas portas ao público no dia 27 de março, durante a Semana do Aniversário de Porto Alegre. A cerimônia oficial de inauguração ocorrerá pela manhã, às 10h30. As atividades abertas ao público começarão às 19h. Os visitantes poderão assistir à sessão inaugural, que contará com o curta Início do Fim (2005), de Gustavo Spolidoro, e o longa Vento Norte (1951), de Salomão Scliar, primeiro longa-metragem de ficção sonoro realizado no Rio Grande do Sul. A sessão contará com o apoio do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, que está cedendo a cópia deste longa-metragem clássico para o evento.

Ao longo do fim de semana o público também poderá assistir, com exibições gratuitas, a três grandes clássicos do cinema: A Doce Vida (1960), de Federico Fellini, O Leopardo (1963), de Luchino Visconti, e Alphaville (1965), de Jean-Luc Godard. Além disso, haverá um debate sobre a paixão cinéfila com Enéas de Souza, Hélio Nascimento e Hiron Goidanich, mediado por Fatimarlei Lunardelli, autora do livro A Crítica de Cinema em Porto Alegre na Década de 60.

A Cinemateca Capitólio será exclusivamente dedicada ao setor audiovisual, contando com uma sala de cinema stadium com 164 lugares, biblioteca, sala multimídia (destinada à realização de oficinas, cursos, palestras e exibições de filmes), cafeteria, salas de pesquisa, espaço para exposições e uma área inteira dedicada à preservação de filmes, roteiros, fotos, livros, cartazes e outros itens relacionados à memória do cinema e do audiovisual. Além disso, a Cinemateca passa a ser a sede oficial do Programa de Alfabetização Audiovisual, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e financiamento do Ministério da Educação.

O prédio histórico, que fica na esquina da Avenida Borges de Medeiros com a Demétrio Ribeiro, foi sucesso na época dos cinemas de rua da Capital da década de 20. Em 1994, a Prefeitura o adquiriu, visando a sua futura restauração. Por sua relevância arquitetônica e cultural, o prédio foi declarado Patrimônio Histórico do Município de Porto Alegre em 1995 e do Estado do Rio Grande do Sul em 2007. O projeto de restauração e de ocupação do espaço teve ínicio em 2004, sendo patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, e realização da Fundação Cinema RS – FUNDACINE.

Com esta inauguração, a capital gaúcha passa a ser uma das poucas cidades brasileiras a contar com um grande cinema de rua, possibilitando às novas gerações o contato com um autêntico memorial da era de ouro da exibição cinematográfica.

(Fonte: Cinemateca Capitólio)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *