Na terça-feira, 24, o cinema Olympia, em Belém, chega aos 100 anos. No dia do seu centenário a casa ganhará uma programação especial organizada pela Prefeitura Municipal, que atualmente administra o cinema, considerado patrimônio da cidade.

Na ocasião será lançado um livro de autoria de Luzia Álvares e Pedro Veriano, que conta a história da tradicional casa de exibições cinematográficas. Também será exibido em primeira mão o curta metragem Ervas e Saberes da Floresta, de Zienhe Castro. A abertura da cerimônia apresentará temas musicais em homenagem ao Olympia, incluindo o composto em 1912, tocado na inauguração do cinema.

O Olympia é considerado o cinema mais antigo do país, jamais mudou o nome, nem o lugar, sempre em pleno funcionamento.

História:
                                                                                 

Construído em 1911 e inaugurado em 1912, pelos empresários Carlos Teixeira e Antonio Martins, donos do Grande Hotel (atual Hilton), o cinema Olympia cativou uma plateia  seleta, remanescentes da “belle époque”. Nesse tempo a borracha nativa trazia as benfeitorias feitas pelos ingleses e promovia a indústria e o comercio local, repercutindo na formação de uma classe social que importava costumes europeus.

 

Mais informações em www.cinemaolympia.com.br

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *