Stockholm Foto 1A partir desta quinta-feira (03) até o final do mês de setembro, Porto Alegre estará recebendo três mostras sobre cinema espanhol na sala de cinema do Santander Cultural. O mês começa com a seleção Cinema Atual Espanhol, que irá apresentar cinco filmes de 2013, todos ainda inéditos no Brasil e participantes de importantes mostras competitivas, como os festivais de Berlim, na Alemanha, e de Sitges, na Espanha, e que receberam (ou foram indicados) ao Goya, o Oscar do cinema espanhol. Entre eles está A Praga, de Neús Ballús, e Stockhom, de Rodrigo Sorogoyen.

A partir do dia 8, Cinema Espanhol em Línguas Cooficiais apresenta seis produções faladas em galego, vasco e catalão, idiomas cooficiais existentes em diferentes regiões da Espanha e que são característicos desses locais. Além das línguas, estes filmes tratam de temáticas originais como o amor entre pessoas do mesmo sexo na terceira idade, um crime na época da Guerra Civil Espanhola e até uma animação sobre idosos que decidem se rebelar contra a equipe da clínica de repouso onde vivem. Entre os filmes que serão exibidos está Obaba (2005), 80 Dias (2010) e Os Mortos Vão Depressa (2013).

Para fechar setembro, a partir do dia 15, Mestres do Cinema Espanhol irá exibir três obras representativas de cinco importantes diretores do país: Luis García Berlanga, que fez irônicas comédias de cunho político; Luis Buñuel, considerado o pai do cinema surrealista; Julio Medem, celebrado por seus filmes intimistas e de clima onírico; Carlos Saura, o renomado cineasta que dividiu sua carreira entre temas sociais e música; e Pedro Almodóvar, o mais premiado e popular autor dessas últimas três décadas que, com seu estilo inconfundível, tornou-se referência para diversas gerações de realizadores. Fale Com Ela (2002), de Almodóvar, terá sessão comentada pelo professor Josmar de Oliveira Reyes, no dia 18, às 19h. O Anjo Exterminador (1962), de Luis Buñuel, também terá sessão comentada dia 25, às 19h, com a presença do cineasta Cassio Tolpolar.

Confira a programação completa aqui.

(Fonte: Imprensa Santander)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *