O melhor do cinema espanhol atual será tema de uma mostra especial no 25° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, que ocorrerá de 18 a 24 de junho no Cine-Teatro São Luiz, em Fortaleza. A Mostra Novo Cinema Espanhol exibirá sete longas e oito curtas-metragens. A curadoria é assinada pelo roteirista, realizador e produtor Pablo Arellano.

Entre os destaques da seleção estão o longa Nem Tudo é Vigília (foto ao lado), lançado em 2014 por Hermes Palalluelo e eleito Melhor Filme nos festivais do Uruguai e de Cosquim, e o curta Ser e Voltar (2014), de Xacio Baño, que estreou no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, e foi vencedor do Prêmio do Júri no Festival Clermont Ferrand. A mostra conta ainda com História da Minha Morte (2013), do catalão Albert Serra, que ganhou o Leopardo de Ouro em Locarno, e Estrela Cadente (2014), último filme do renomado produtor e diretor Luis Miñarro.

A seleção também incluiu dois clássicos: o primeiro longa de Víctor Erice, O Espírito da Colmeia (1973), vencedor do primeiro festival de San Sebastián, e Simão do Deserto (1965), de Luis Buñuel.

Dos curtas, Pablo Arellano fez uma seleção dos melhores da Espanha dos dois últimos anos, assim com uma retrospectiva do cineasta Chema García Ibarra, um dos mais promissores do novo cinema espanhol. Dele serão exibidos seus três curtas que passaram por mais de 200 festivais internacionais: O Ataque dos Robôs de Nebulosa 5 (2009), Protopartículas (2011) e Mistério (2013).

Os filmes do 25° Cine Ceará serão distribuídos nas seguintes mostras: Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, Olhar do Ceará, Novo Cinema Espanhol, Mostras Sociais – O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Melhor Idade e Acessibilidade – e uma exibição especial. Há ainda a realização de seminários, debates e oficinas. Toda a programação do Cine Ceará é gratuita. O acesso às sessões será mediante a troca de alimentos não perecíveis por ingressos.

(Fonte: Primeiro Plano)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *