_limiteRio de Janeiro recebe, entre os dias 6 e 18 de outubro, a mostra Cinema de Montagem, que reúne 21 filmes raros, alguns nunca exibidos no Brasil, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro (Av. Almirante Barroso, 25, Centro). Além das sessões, serão realizados três debates e duas masterclasses, com o objetivo de ampliar o diálogo e a reflexão sobre possíveis abordagens e ferramentas utilizadas por montadores de cinema. O evento, inédito na cidade, traz filmes brasileiros e de países como França, Japão, Portugal, Áustria, Rússia, Inglaterra e Estados Unidos. A mostra, que já passou por São Paulo, pretende contribuir para a divulgação da arte da montagem, proporcionando um espaço de debate para os profissionais da área, bem como estabelecer o interesse do público leigo por este dispositivo de criação. O ingresso custa R$ 4,00, com desconto para estudantes, e pode ser adquirido na bilheteria do local.

Entre os filmes selecionados, destaque para a exibição completa de Histoire(s) du Cinéma, de Jean-Luc Godard, uma série de oito filmes experimentais, realizados entre 1988 e 1998, que exploram os limites da técnica de montagem e do conhecimento; a ficção científica Je t’aime, je t’aime, de 1968, dirigida por Alain Resnais; Limite (1931), filme-poema do brasileiro Mário Peixoto, em versão restaurada; o biográfico Edvard Munc (1974), dirigido por Peter Watkins; a obra original O Cremador (1969), de Juraj Herz; e o vanguardista Uma Página de Loucura, dirigido pelo japonês Teinosuke Kinugasa em 1926.

No dia 7 de outubro (quarta-feira), às 18h30, os montadores Vinícius Nascimento, Isabel Vidor e a videoartista Célia Freitas debatem a montagem cinematográfica, com mediação da curadora Eva Randolph. No mesmo dia, a partir das 19h, em outra sala, ocorre também a primeira masterclass carioca, com a montadora Karen Harley, codiretora do documentário indicado ao Oscar Lixo Extraordinário (2010), editou Cinema, Aspirinas e Urubus (2005) e o recente Que Horas Ela Volta? (2015). No dia 8 de outubro (quinta-feira), às 19h, a montadora Jordana Berg ministra sua master class.

No debate Montagem e Linguagem, do dia 11 de outubro (domingo), às 14h, o pesquisador, professor de cinema e ensaísta Cezar Migliorin, da Universidade Federal Fluminense, faz a mediação entre os diretores e montadores Joel Pizzini, Fred Benevides e Fernando Vitor. Encerrando os debates, no dia 17 (sábado), a partir das 14h, Marina Meliande, montadora dos premiados Histórias que Só Existem Quando Lembradas (2012) e Girimunho (2011), divide a mesa de debate com Pedro Bronz e André Sampaio com mediação do diretor e roteirista Allan Ribeiro. Confira a programação completa aqui.

(Fonte: Mostra Cinema de Montagem)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *