O cineasta João Batista de Andrade recebe, em 1º de dezembro, o Prêmio Intelectual do Ano / Troféu Juca Pato 2014, prêmio literário concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE). Homenageado pelo 24º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, o cineasta e escritor João Batista de Andrade também lançou, na última quarta-feira, dia 16, seu novo livro: A Terra Será Azul.

Agendada para o Museu da Língua Portuguesa ( Praça da Luz, s/n – Centro, São Paulo/SP), a cerimônia de entrega do Prêmio Intelectual do Ano coroa uma carreira literária que já acumula sete livros. Com quase 50 anos de carreira, em cuja extensa filmografia destacam-se 17 longas-metragens, a obra de João Batista de Andrade une criatividade e inquietação política. Representa como poucos a persistência pelo cinema brasileiro.

Foi o realizador de obras como Doramundo (1978), premiado como Melhor Filme e Direção no Festival de Gramado, e O Tronco (1999), premiado como Melhor Direção no CinePE – Festival do Audiovisual, Andrade começou sua filmografia com o documentário em curta-metragem Liberdade de Imprensa (1967). Também dirigiu e roteirizou o clássico O Homem que Virou Suco (1981).

Mineiro nascido em Ituiutaba em 1939, o cineasta foi ainda como professor na ECA-USP e esteve empenhado nos debates para a construção de uma política cinematográfica para o Brasil, tendo participado da fundação da Apaci (Associação Paulista de Cineastas), onde atuou por 15 anos.

(Fonte: ATTi Comunicação)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *