erich-von-stroheimBelo Horizonte está recebendo até o dia 14 de outubro a mostra Erich Von Stroheim: O Gênio Maldito, que apresenta filmes raros e complexos do emblemático cineasta austríaco, uma figura muito importante para o cinema do início do século XX. Estão sendo exibidos 14 títulos assinados pelo diretor no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1.537), com entrada gratuita.

A programação é composta por obras nas quais Stroheim participou como roteirista, ator e diretor. Conhecido como precursor da técnica moderna no cinema, estabelece uma relação entre o enquadramento, geralmente repleto de detalhes significativos, e uma complexa montagem cinematográfica para tratar de assuntos polêmicos como sexualidade, sadismo, degeneração social, conflitos matrimoniais e esteticismo. A visão artística ousada do cineasta e seu comportamento autoritário e excêntrico nos sets de filmagem, fizeram com que vários de seus filmes sofressem uma profunda interferência das produtoras, rendendo-lhe a fama de diretor maldito. Audacioso, sua carreira acompanha o desenvolvimento e consolidação da linguagem cinematográfica e, em muitas de suas obras, é possível perceber que seu ímpeto criativo estava de encontro aos recursos técnicos e estéticos utilizados naquele momento da história do cinema.

Entre os filmes que fazem parte da programação está Minha Rainha, de 1929, dirigido por Stroheim e protagonizado pela estrela do cinema mudo Gloria Swanson, que conta a história de uma estudante de convento, seduzida por um príncipe. Com o início do uso do som no cinema, muitos atores desta época caíram em esquecimento por não se adaptarem à nova linguagem. Em 1950, Crepúsculo dos Deuses foi uma das principais obras que fala sobre a indústria cinematográfica e essas mudanças. Desta vez, Stroheim atua como mordomo da personagem de Swanson, uma decadente atriz da época do cinema mudo que tem que lidar com o abandono e e o fim da carreira.  Por esta relação metalinguística, os dois filmes serão exibidos sequencialmente em duas oportunidades durante a programação da mostra, nos dias 2 e 7 de outubro. Confira aqui a programação completa.

(Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Clóvis Salgado)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *