Sessenta e oito produções de países latino-americanos e da Península Ibérica competem no 19º Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo – que ocorre de 12 a 24 de junho no Rio de Janeiro. Os filmes se dividem em ficção e documentário de longas e médias e curtas-metragens. O festival é gratuito e terá exibições no Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Correios e Instituto Cervantes.

O Brasil comparece com 33 trabalhos, entre eles, coproduções com Portugal e com a Argentina. Os outros 35 vem de 12 países, são eles Espanha, Argentina, México, Cuba, Venezuela, Portugal, Chile, Colômbia, Equador, e três coproduções: El Salvador-México, Porto Rico-Espanha e México-Alemanha.

Com mais de novecentos filmes inscritos, o organizador do evento, Leonardo Gavina, afirma: “Fizemos uma seleção criteriosa tanto para os trabalhos que estarão em competição quanto para os que serão exibidos nas mostras temáticas. Procuramos oferecer ao público um panorama da cinematografia dos países ibero-americanos. Tenho certeza que o público que prestigiar o festival sairá satisfeito com o que verá, pois a qualidade foi o nosso principal requisito.”.

Dos 16 longas-metragens que estão na competitiva, o Brasil vem representado com três títulos: Cru, de Jimi Figueiredo (ficção), Carta para o futuro, de Renato Martins e Iván – De volta para o passado, de Guto Pasko (documentários). As coproduções com Portugal e Argentina trazem o curta-metragem de ficção Incêndio, de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes e o longa-metragem de ficção La Sublevacion, de Raphael Aguinaga.

Além de exibição de filmes na competitiva, o Cinesul 2012 terá mostras temáticas como Palcos e Telas, Cinesul Ambiental, Arte Cinesul, Romance Latino, Foco Espanha, Bossas Musicais, Cinesul Animado, Cinesul Ambiental, e homenagens a personalidades do cinema e lançamento de livros.

 

Informações detalhadas em www.festivalcinesul.blogspot.com.br

 

Fonte: Belém Comunicação

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *