Antes que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo

A primeira edição da MOPA – Mostra Polo Audiovisual RS, festival composto por produções gaúchas premiadas nacional e internacionalmente, terá na programação cinco filmes que serão exibidos em caráter especial.

São eles Houve Uma Vez Dois Verões (2002), de Jorge Furtado; A festa de Margarette (2003), de Renato Falcão; Wood & Stock: Sexo, orégano e rock ‘n’ roll (2006), de Otto Guerra; Ainda Orangotangos (2007), de Gustavo Spolidoro; e Antes que o Mundo Acabe (2009), de Ana Luiza Azevedo. Além destes cinco filmes convidados, 14 longas-metragens e 28 curtas compõem a seleção oficial.

A animação Wood & Stock: Sexo, orégano e rock ‘n’ roll, baseada nas histórias em quadrinhos do cartunista Angeli, foi uma das grandes vencedoras do Cine PE, em 2008, enquanto que Ainda Orangotangos recebeu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Milão. Já o experimental A Festa de Margarette teve uma de suas primeiras exibições no Festival do Rio, em 2002.

Por fim, Houve Uma Vez Dois Verões e Antes que o Mundo Acabe, que são duas elogiadas produções da Casa de Cinema de Porto Alegre, uma das mais bem sucedidas e premiadas produtoras cinematográficas do Rio Grande do Sul. O primeiro foi reconhecido com o troféu de Melhor Roteiro no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, considerado o Oscar nacional, enquanto o segundo foi considerado o melhor filme de 2011 pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, além de ter ganhado seis prêmios no Festival de Paulínia.

A organização da MOPA explica que a adição dos cinco longas foi iniciativa dos curadores. “Os filmes, por motivos diversos, não foram inscritos previamente, porém a curadoria entendeu que são obras significativas e deveriam ser convidadas”, afirma Luciano Koch, produtor executivo da Mostra. Os curadores dos longas, Beth de Sá Freire, Rodrigo Fonseca e Roger Lerina, buscaram produções audiovisuais produzidas ou co-produzidas no Rio Grande do Sul a partir do ano 2000.

A seleção de filmes do festival será exibida na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e no Cinespaço Bourbon Wallig, entre os dias 4 e 10 de dezembro.

(Fonte: Phosphoros)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *