cinema-novo-papo-de-cinema-02O documentário brasileiro Cinema Novo, de Eryk Rocha, foi selecionado para a programação do Festival de Cannes 2016. A produção será apresentada na mostra Cannes Classics, dedicada a filmes clássicos e à preservação da memória e do patrimônio cinematográfico mundial. E ainda concorre ao prêmio L’Ceil d’Or, que é entregue ao Melhor Documentário do evento, escolhido dentre todos os selecionados em todas as mostras, oficinas e paralelas.

Cinema Novo é um filme-ensaio que investiga poeticamente o principal movimento cinematográfico latino-americano, através do pensamento dos seus principais autores: Nelson Pereira do Santos, Glauber Rocha, Leon Hirszman, Joaquim Pedro de Andrade, Ruy Guerra, Cacá Diegues, Walter Lima Jr, Paulo César Saraceni, entre outros. O diretor ainda completa: “Cinema Novo é um filme-ensaio composto de múltiplos fragmentos de filmes e arquivos, e é fruto de um longo e denso processo de nove meses de montagem que contou o com magnifico trabalho do montador Renato Vallone.”

O júri deste ano é formado pelo diretor italiano Gianfranco Rosi; o jornalista brasileiro Amir Labaki, diretor do Festival É Tudo Verdade; a cineasta francesa Anne Aghion; pela atriz belga Natacha Regnier; e pelo produtor francês Thierry Garrel. O Festival de Cannes 2016 acontecerá de 11 a 22 de maio. Outras quatro produções brasileiras foram selecionados como Aquarius, de Kléber Mendonça Filho, concorrendo à Palma de Ouro na seleção oficial; e os curtas A Moça que Dançou com o Diabo (seleção oficial), Abigail (Quinzena dos Realizadores) e Delírio é a Redenção dos Aflitos (Semana da Crítica).

(Fonte: Primeiro Plano)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *