Encerra neste mês de dezembro a fase de produção da animação As Aventuras do Avião Vermelho, primeira história infantil de Erico Verissimo a ser levada ao cinema. Já passaram pelo estúdio de animação sediado em Porto Alegre mais de 120 profissionais, entre animadores, atores e produtores. Nesta segunda-feira, o projeto foi um dos 10 selecionados do prêmio “Rio Grande do Sul – Pólo Audiovisual” de Apoio a Projetos de Finalização de Longas-metragens, promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Cultura.

Dirigido por Frederico Pinto e José Maia, o filme é uma produção do Armazém de Imagens e da Okna Produções e entra em fase de pós-produção ainda em 2011, finalizando o projeto em março de 2012.  O longa metragem será distribuído pela Imagem Filmes e a previsão de estreia é outubro do próximo ano. “O trabalho de toda a nossa tripulação fez esse Avião decolar e enfrentar todas as turbulências normais em qualquer viagem grande. Agora entramos numa nova etapa, que vai deixar todo o filme pronto para as telas de cinema. Não vejo a hora de convidar o público a também embarcar nessa aventura“, declara Frederico Pinto.

No elenco, atores consagrados como Milton Gonçalves, Lázaro Ramos, Fernando Alves Pinto, Wandi Doratiotto, Zezeh Barbosa e Sérgio Lulkin, que gravaram as vozes dos personagens Avião, Chocolate, Lunar, Ursinho, Josefina e Pai, respectivamente. O personagem principal do filme, Fernandinho, foi interpretado pelo porto-alegrense Pedro Yan, de oito anos.

As Aventuras do Avião Vermelho é um filme para o público infantil, baseado no livro de Erico Verissimo, escrito em 1936. O longa combina a tradicional técnica do desenho animado 2D, produzido em papel, com as possibilidades de movimentação espacial da animação digital 3D. A técnica de animação utilizada no longa é o tradicional 2D full animation. Esta técnica foi escolhida devido aos resultados estéticos e por estar em sintonia com a narrativa: Fernandinho entra no mundo da imaginação através da leitura e das ilustrações do livro que ganha do pai. O 3D também é utilizado no planejamento de movimentos de câmera e para a animação dos voos do Avião e de outras máquinas, como o carro e o veículo lunar, mas o resultado final mantém a aparência 2D.

A trama apresenta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos, que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola. Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância. Encantado com a história, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka. A bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham a vida com sua imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios – África, China, Índia, Rússia. Ao longo dessa jornada, ele descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai.

O projeto As Aventuras do Avião Vermelho iniciou em 2003, quando foi premiado no Edital do 2º Prêmio Santander Cultural / Prefeitura de Porto Alegre para Desenvolvimento de Projetos de Longa-Metragem. Os patrocinadores Petrobras e BNDES garantiram o início da viabilização. Orçado em três milhões de reais, o filme conta com o suporte de importantes empresas gaúchas: BRDE, CEEE, Corsan, Banrisul, Metasa, Randon, Unifertil, Sulgás e Eny Calçados.

O mercado internacional também tem recebido bem o projeto que, desde o início do seu desenvolvimento, vem sendo selecionado em inúmeros festivais e rodadas de negócio. Entre estas participações, destacam-se o Festival de Cinema de Animação de Annecy, na França, onde participou do Creative Focus; o Cartoon Connection, um evento de co-produção europeu, realizado pela primeira vez na América Latina,em Buenos Aires, em 2009; o Foro Iberoamericano de Coproducción do Festival de Cinema de Huelva, na Espanha; e o Festival de Biarritz, na França. Em março de 2011, o projeto participou do Fórum de Financiamento do BUFF Festival, na Suécia, e em junho, do Work in Progress do Festival de Annecy, consolidando sua presença no festival de animação mais importante do mundo.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *