Na mesma manhã em que foram revelados os indicados ao Oscar 2017, a França declarou suas nomeações ao César Awards, um dos mais importantes prêmios do cinema europeu. Entre os premiáveis, uma grata surpresa aos brasileiros: Aquarius, longa-metragem de Kleber Mendonça Filho protagonizado por Sônia Braga, foi lembrado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

A produção, que ganhou grande repercussão na França ao concorrer à Palma de Ouro em Cannes, já fez mais de 170 mil espectadores nos cinemas do país – um número impressionante para um longa-metragem brasileiro. Aquarius concorre ao lado do inglês Eu, Daniel Blake, do estadunidense Manchester à Beira-Mar, do polonês Bacalaureat, do alemão Toni Erdmann, do belga A Garota Desconhecida e do canadense É Apenas o Fim do Mundo. Entre as demais categorias se destacam as produções francesas Franz, de François Ozon, e Elle, de Paul Verhoeven – cada uma com 11 indicações.

A premiação ainda se recupera de uma grande polêmica após a desistência do cineasta Roman Polanski em presidir a cerimônia deste ano, possivelmente motivado pelos protestos de coletivos feministas que organizava manifestações públicas contra o cineasta, sentenciado por estupro de vulnerável nos anos 1970. O César Awards revela seus vencedores na noite de 24 de fevereiro, e a relação completa de indicados deste ano está disponível no site oficial da premiação.

(Fonte: Redação PdC.)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *