Desde 2004, o World Cinema Fund (WCF – um fundo de financiamento criado pelo Festival de Berlim) escolhe filmes de todo o mundo para subsidiar os processos de produção e distribuição. De lá pra cá, mais de 130 projetos já foram premiados, ganhando projeções em cinemas e exibições em festivais internacionais. Na 22ª sessão do WCF, quatro novos títulos foram selecionados, entre os quais está o brasileiro Antes o Tempo Não Acabava, do amazonense Sérgio Andrade em co-direção com Fabio Baldo.

Antes o Tempo Não Acabava é o segundo longa-metragem que Sérgio Andrade dirige. O filme conta a história de Anderson, um jovem da periferia de Manaus que decide sair de sua comunidade quando suas ideias entram em conflito com as tradições indígenas de sua família. Ele quer ir para o centro da cidade e, ainda que acredite que possa viver sozinho, seus pais acham que ele não está pronto. Produzido pela Rio Tarumã Filmes, o projeto receberá 30 mil euros para pós-produção.

O júri do World Cinema Funding é formado pela professora de cinema e curadora Viola Shafik, pela produtora de documentários Martha Andreu, pelo distribuidor e produtor Jan De Clercq e pelo gerente de projetos Vincenzo Bugno. Os outros filmes escolhidos por eles na 22ª sessão foram: The Eternals, de Nader Takmil Homayoun (Irã), que receberá 50 mil euros; Madmen’s Fort, de Narimane Mari (Argélia), 40 mil euros; e Hunting Season, de Natalia Garagiola (Argentina), 30 mil euros.

Além de financiar produções de fora da Europa, o WCF também ressalta outros projetos que passam por sua seleção, para que possam ganhar atenção de possíveis financiadores. Nesta última rodada, dois filmes foram destacados nessa parte: Tramontane, de Vatche Boulghoujian (Líbano), e Oscuro Animal, de Felipe Guerrero (Colômbia).

(Fonte: Festival de Berlim)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *