O Centro Cultural Banco do Brasil recebe a partir de maio a mostra Alexander Sokurov – Poeta Visual, no Rio de Janeiro (7 a 26 de maio), São Paulo (22 de maio a 16 de junho) e Brasília (11 a 30 de junho).

A retrospectiva do cineasta russo terá todos os seus longas-metragens de ficção, entre eles a famosa Tetralogia do Poder – Moloch (1999), Taurus (2001), O Sol (2005) e Fausto (2011) – e uma seleção de seus documentários, médias e curtas-metragens. A curadoria é de Arndt Roskens e Fábio Savino.

Aclamado em festivais internacionais, Sokurov venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza em 2011 por Fausto; concorreu cinco vezes em menos de dez anos à Palma de Ouro no Festival de Cannes, vencendo a Palma de melhor roteiro por Moloch (1999) e o Prêmio da Crítica por Pai e Filho (2003). Um de seus filmes mais aclamados é Arca Russa (2002), filmado num único plano-sequência de 95 minutos dentro do Museu Hermitage, em São Petersburgo.

Sokurov conseguiu criar um estilo cinematográfico próprio. Perfeccionista, ele vê no cinema, a possibilidade de experimentar com as matérias que são a imagem. Artista plástico do cinema, o diretor se apodera de um lirismo existente na pintura e literatura dos séculos 17, 18 e 19 e aplica a seus filmes, transformando-os em verdadeiras experiências sensoriais, onde a própria natureza é modificada a partir da arte. Sokurov trabalha a arte como instrumento de melancolia.

Além da programação dos filmes, a mostra editará um catálogo com material inédito sobre Alexander Sokurov e promoverá uma palestra sobre o cineasta em cada uma das três capitais.

Confira detalhes em www.bb.com.br/cultura

Fonte: CCBB

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *