alejandro-gonzalez-inarritu-dga-papo-de-cinemaO cineasta mexicano Alejandro G. Iñarritu ganhou pelo segundo ano consecutivo o prêmio de Melhor Direção em Longa-metragem do ano, deste vez por seu trabalho em O Regresso. Esta é a terceira vez que ele é premiado com o Directors Guild of America Award, a premiação do Sindicato dos Diretores de Hollywood. Sua primeira vitória foi em Direção de Publicidade, por Best Job (2012), e depois no ano passado, em Direção de Longa-metragem, por Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014).

Com este resultado, ficou ainda mais complicado prever quem deverá ganhar o Oscar 2016, pois cada um dos três principais concorrentes ganhou o prêmio de um sindicato diferente: Diretores (O Regresso), Produtores (A Grande Aposta) e Atores (Spotlight: Segredos Revelados). Se Iñarritu ganhar, de fato, o Oscar, será a terceira vez na história da premiação que um realizador ganha por dois anos consecutivos (ele ganhou no ano passado por Birdman), após John Ford (Vinhas da Ira, 1940, e Como Era Verde o Meu Vale, 1941) e Joseph L. Mankiewicz (Quem é o Infiel?, 1949, e A Malvada, 1950). O curioso é que em ambos os casos em que essa repetição aconteceu, apenas um dos títulos ganhou também o Oscar de Melhor Filme, e sempre o do segundo ano (Como Era Verde o Meu Vale e A Malvada). Como Iñarritu já ganhou o Oscar de Melhor Filme também por Birdman, se O Regresso levar também essa honra seria a primeira vez que um mesmo realizador ganha por dois anos seguidos o principal troféu da Academia.

A premiação do DGA também apontou outro realizador que pode acabar levando o Oscar: Matthew Heineman, escolhido como Melhor Direção em Documentário em Longa-metragem por Cartel Land (2015). Já o brasileiro Fernando Coimbra, que concorria como Melhor Direção de Estreante em Longa-metragem por O Lobo Atrás da Porta (2014), perdeu para Alex Garland, por Ex-Machina: Instinto Artificial (2015). Confira a lista completa de premiados deste ano a seguir:

Direção em Longa-metragem: Alejandro G. Iñarritu, por O Regresso
Direção em Telefilme: Dee Rees, por Bessie
Direção de Estreante em Longa-metragem: Alex Garland, por Ex-Machina: Instinto Artificial
Direção em TV Drama: David Nutter, por Game of Thrones (episódio Mother’s Mercy)
Direção em TV Comédia: Chris Addison, por Veep (episódio Election Night)
Direção em TV Programa de Variedades Regular: Dave Diomedi, por The Tonight Show starring Jimmy Fallon (Episódio #325)
Direção em TV Programa de Variedades Especial: Don Roy King, por Saturday Night Live 40th Anniversary Special
Direção em TV Reality Show: Adam Vetri, por Gods of War
Direção em TV Programa Infantil: Kenny Ortega, por Os Descendentes (Disney)
Direção em Publicidade: Andreas Nilsson, Biscuit Filmworks
Direção em Documentário em Longa-metragem: Matthew Heineman, por Cartel Land
Prêmio Honorário: Joe Pytka, Mary Rae Thewlis e Thomas McDermott

(Fonte: Redação PdC)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *