Será realizado nos dias 13 e 14 de junho (sábado e domingo) em Porto Alegre o curso Desconstruindo Woody Allen, ministrado por Josmar Reyes. As aulas acontecerão na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085), das 14h às 16h30. As inscrições podem ser feitas através do site do Cine Um. O investimento é de R$ 70,00. Não é necessário nenhum pré-requisito para participar. Os alunos ganharão certificado de participação após finalização do curso.

O curso pretende explorar toda a filmografia do diretor a partir de um olhar analítico sobre sua obra. Além disso, ressaltará os aspectos narrativos, estéticos e técnicos, bem como as particularidades de sua carreira e suas influências artísticas. Serão abordados também os temas recorrentes em seus filmes, assim como curiosidades relativas à produção de seus filmes. As aulas serão dividas em quatro temas: (1) O início da carreira, (2) A consagração de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) e Manhattan (1979), (3) Da comédia ao drama, (4) Cinema e Psicanálise: as neuroses de um cineasta, (5) As Principais Influências: Bergman, Truffaut e Fellini e (6) As Experiências fora dos EUA.

Woody Allen já participou de mais de 30 longas-metragens como diretor, roteirista e ator. Em 1977 recebeu dois Oscar (Direção e Roteiro Original) pela comédia Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, que foi premiado ainda como Melhor Filme e Atriz (Diane Keaton). Já foi indicado 23 vezes para a maior premiação do cinema norte-americano. Destas indicações, 16 delas foram para o Oscar de Melhor Roteiro, um recorde na categoria. Ganhou ainda pelos roteiros dos filmes Hannah e suas Irmãs (1986) e Meia-Noite em Paris ((2011). No entanto, apesar de toda esta atenção da Academia para seu trabalho, ele mantém uma distância regulamentar de Hollywood. Ao invés de comparecer à cerimônias de entrega do Oscar, Allen prefere ir tocar clarinete com seu grupo de Jazz no Bar Carlyle de Nova Iorque.

(Fonte: Cine Um)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *