Porto Alegre receberá, entre os dias 4 e 5 de fevereiro, o curso Análise e Interpretação de Filmes, ministrado pela jornalista e professora Fatimarlei Lunardelli. As aulas irão acontecer no Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico), das 14h30 às 17h30. A avaliação fílmica busca estabelecer o tema em torno do qual se organizam a história e a narrativa. Pode ser uma ferramenta para o uso didático ou como exercício de especulação.

O workshop tem como objetivo apresentar as noções básicas para os interessados em analisar obras cinematográficas. Também promete tratar da linguagem das telonas e apresentar métodos de leitura de longa-metragens. Através de exercícios com cenas e sequências, serão apresentadas as categorias do significado fílmico. As inscrições podem ser feitas no site oficial do Cine UM. O investimento é de R$ 90,00.

A palestrante é jornalista, com mestrado e doutorado em cinema pela USP, além de autora dos livros Ô Psit: O Cinema Popular dos Trapalhões (1996); Quando Éramos Jovens: A História do Clube de Cinema de Porto Alegre (2000) e A Crítica de Cinema em Porto Alegre na Década de 1960 (2008). Lunardelli foi professora de Teoria, Crítica e Análise Fílmica, no curso superior de Cinema da Unisinos, e é vinculada à ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e à ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul). Pelo Cine UM, já ministrou o curso Federico Fellini: O Maestro, em 2014.

(Fonte: Cine Um)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *