Estão abertas as inscrições para a 3ª Mostra de Cinema de Gostoso, evento que será realizado de 6 a 10 de novembro, com a exibição de longas e curtas-metragens em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. As inscrições devem ser feitas através do site do festival até 15 de agosto. A Mostra é realizada pela Heco Produções e do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania.

O evento agita culturalmente, pelo terceiro ano consecutivo, a cidade de São Miguel do Gostoso, com uma tela de cinema (12 m de comprimento) montada ao ar livre, na Praia do Maceió. A população terá a chance de ver os mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros durante cinco dias. A curadoria coletiva é feita pelos 52 alunos dos cursos de formação técnica e audiovisual, juntamente com a equipe da Heco Produções e direção geral de Eugenio Puppo. Também serão feitas sessões em ambientes fechados, que incluirão debates com personalidades, diretores e atores dos filmes, entre outros. O melhor longa e o melhor curta-metragem serão escolhidos pelo público para receber o Troféu Luis da Câmara Cascudo.

Paralelo à organização da Mostra acontecem os Cursos de Formação Técnica e Audiovisual para 52 jovens de São Miguel do Gostoso e distritos arredores. As aulas terão início em julho com o curso de Linguagem Cinematográfica III. São oito cursos em parceria com o Cinema e Educação (Cineduc) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Dentre eles estão cursos de fotografia, roteiro, história do cinema mundial e brasileiro, oficina de curadoria, oficina de montagem e produção cultural. Ao final das oficinas, os jovens realizarão quatro curtas-metragens que serão exibidos durante a programação da Mostra. Esses jovens também farão parte da organização oficial do evento.

Os cursos têm como finalidade a formação cultural dos jovens e sua capacitação profissional para gerir eventos, e suprir a crescente demanda do mercado audiovisual no Brasil. Os cursos trabalham, não só a teoria, como também a aplicação direta do conhecimento adquirido na produção da mostra de cinema realizada em São Miguel do Gostoso.

A maioria dos 52 jovens participantes reside em 13 distritos e assentamentos locais: Mundo Novo, Arizona, Novo Horizonte, Antônio Conselheiro, Tabua, Baixio, Umburana, Baixinha, Morro dos Paulos, Canto da Ilha, Monte Alegre, Cruzamento e Lagoa de Serra Verde.

(Fonte: F&M ProCultura)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *