2015-09-10_SlowFilmeEntre os dias 10 e 13 de setembro, a cidade de Pirenópolis, em Goiás, receberá a 6ª edição do Slow Filme – Festival Internacional de Cinema, Alimentação e Cultura Local, no Cine Pireneus. Dezenove títulos serão exibidos, em sessões com entrada franca. Na programação há filmes inéditos no Brasil, como o peruano Na Trilha de Gastón (2014), de Patricia Perez; o japonês Pequena Floresta: Verão e Outuno (2014), de Jun’ichi Mori;  o suíço Z’alp (2013), de Thomas Rickenmann; o italiano O Último Pastor (2012), de Marco Bonfanti; e o canadense O Produtor de Chocolate (2010), de Rohan Fernando.

Entre os filmes nacionais estão O Encontro dos Sabores do Rio Negro (2008), dirigido pelo cineasta amazonense Aurélio Michiles, que apresenta o registro da expedição gastronômica realizada neste rio amazônico pelo estudioso de alimentação Toni Massarés, diretor da Fundação ALICIA, criada pelo chef catalão Ferran Adriá. Será exibido também o curta Saberes e Sabores da Colônia (2014), conduzido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura (GEPAC), ligado à Universidade Federal de Pelotas, que apresenta o trabalho da Família Camelatto, de origem italiana, produtora de vinho há quatro gerações na Serra do Tapes.

O festival também fará uma homenagem à Itália com a exibição do curta O Macarrão (1959), de Raffaele Andreassi, filme que foi recentemente recuperado pela Cinemateca de Bolonha sobre o costume das famílias de comer macarrão com molho de tomate aos domingos. Haverá também uma seleção de três curtas assinados pelo grande cineasta italiano Vittorio de Seta: O Tempo do Peixe Espada (1954), A Parábola do Ouro (1955) e Um dia na Barbagia (1958). Os filmes fazem parte da série de documentários realizados por De Seta, registrando o cotidiano dos trabalhadores pobres da Sicília, terra natal do diretor, e que demonstram sua imensa capacidade narrativa.

Estão programadas três degustações durante o evento. Na noite de sexta-feira (11/09),  após exibição do filme suíço Z’alp, haverá degustação gratuita de vinhos orgânicos suíços e queijos da Queijaria Alpina, numa parceria com a Embaixada da Suíça. No sábado pela manhã (12), uma outra degustação, desta vez paga  servirá quatro tipos de champagnes , com a presença do enólogo francês Ronan Kerrest, que vai destacar as diferenças entre cada um. O diretor no Brasil do Comitê Interprofissional dos Vinhos de Champagne (CIVC), Sebastián Sachetti, também estará presente ao evento. No sábado à noite, logo depois da projeção de Pasta Mania (2008), longa que apresenta a imensa diversidade de maneiras de preparar macarrão, o especialista Paulo Turziani, chef da Barilla no Brasil, discorrerá sobre História e cultura da massa na Itália. Na ocasião, será servida uma salada fria de massa com salmão.

Confira a programação completa aqui.

(Fonte: Objeto Sim Projetos Culturais)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *