trintaA 22ª edição do Festival de Cinema de Vitória divulgou os cinco filmes que farão parte das sessões especiais do evento deste ano, que trarão longas sem caráter competitivo. Entre eles estão Trinta (2014), de Paulo Machline, com Matheus Nachtergaele, o homenageado nacional desta edição, e A Luneta do Tempo (2014), de Alceu Valença. A entrada é gratuita.

Na primeira noite do evento, sexta-feira (11/09), às 21h, haverá a Sessão Especial Petrobras, com a exibição do filme A Luneta do Tempo. O longa-metragem é o primeiro de Valença, conhecido nacionalmente por sua carreira musical. O artista multimídia, além de assinar a direção e ter atuado como roteirista e montador, escreveu todas as canções e ainda aparece na pele do personagem Véio Quiabo.

No sábado (12/09), a partir das 15h, a programação especial segue com a Sessão Especial BNDES, que, após uma seleção de curtas que concorrem ao Troféu Vitória pelo júri popular, exibirá o longa Trinta (imagem acima). O filme narra a trajetória do carnavalesco Joãosinho Trinta, vivido, na trama, por Nachtergaele. Ainda na programação de sábado, depois da mostra competitiva, o público poderá conferir outro longa fora de competição: O Animal Sonhado (2015), de Breno Baptista, Luciana Vieira, Rodrigo Fernandes, Samuel Brasileiro, Ticiana Augusto Lima e Victor Costa Lopes. O filme será exibido na madrugada de sábado para domingo, às 5h da manhã, na Sessão Especial Viradão Vitória.

No domingo (13/09), o longa-metragem especial é Das Profundezas (2013), de Penna Filho, que será exibido às 15h na Sessão Homenagem a Penna Filho. Membros da família do cineasta capixaba, que faleceu este ano, receberão o Troféu Vitória em memória de sua carreira no audiovisual. O filme é uma ficção inspirada na história dos trabalhadores das minas da região carbonífera de Santa Catarina, e também aborda a ditadura militar de 1964 como pano de fundo. Também é o último do diretor, que faleceu aos 79 anos, em Florianópolis.

Já o último longa-metragem fora de competição será apresentado na última noite do evento, quarta-feira (16/09), a partir das 19h, na Sessão Especial de Encerramento. Teobaldo Morto, Romeu Exilado (2014), de Rodrigo de Oliveira, fechará a 22ª edição do Festival. O filme, exibido na Mostra Autora, dentro da 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes, foi gravado no distrito de Burarama, interior do Espírito Santo, e é o segundo longa-metragem do diretor.

Entre os longas selecionados que concorrem ao troféu Vitória, está o mineiro Ela Volta na Quinta (2014), de André Novais, o paulista  Sinfonia da Necrópole (2014), de Juliana Rojas, o coletivo As Fábulas Negras (2014), de Rodrigo Aragão, Joel Caetano, Petter Baiestorf e José Mojica Marins, a produção paulista filmada no Rio Grande do Sul  Nervos de Aço (2014), do veterano Maurice Capovilla, e o carioca Mais do Que eu Possa Me Reconhecer (2015), de Allan Ribeiro.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

(Fonte: Palavra Assessoria em Comunicação)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *