Entre os dias 24 e 28 de novembro, a 13ª edição do REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo vai levar a literatura latino-americana ao cinema, prestar homenagem a dois grandes cineastas, promover oficinas e palestras e oferecer sessões ao ar livre no pátio do Arquivo Nacional.

Cerca de 67 filmes (longas, médias e curtas), divididos por mostras informativa e competitiva, compõem a programação, entre eles, Para Sempre Teu, Caio F. (2014), de Candé Salles,  e Esse Viver Ninguém me Tira, de Caco Ciocler, ambos inéditos comercialmente.

Dois cineastas brasileiros recebem homenagem especial no evento: Nelson Pereira dos Santos, com exibição de oito filmes do diretor em 35 mm, e Olney São Paulo, com exibição do primeiro longa do cineasta baiano, Grito da Terra (1964).

Grandes nomes da literatura e do cinema marcam presença nas mesas-redondas, como o escritor Luiz Ruffato, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o professor João Luiz Vieira, o crítico José Carlos Avellar, a cineasta Silvia Oroz e outros.

O Recine conta com sessões noturnas ao ar livre, sempre às 20 horas, programação para o público infanto-juvenil das 9 horas ao meio-dia, oficinas gratuitas e com o lançamento da Revista REcine, especialmente dedicada ao tema da literatura no cinema.

O Arquivo Nacional fica na Praça da República, número 173 – Rio de Janeiro,/RJ.

Confira a programação completa: www.recine.com.br

(Fonte: Festival do Rio)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *