A partir desta quinta-feira, dia 15 de março, São Paulo contará com uma importante e rica programação audiovisual que terá o meio ambiente como protagonista. A 1ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental quer chamar a atenção da população para o tema, além de promover encontros e discussões por meio da exibição de longas, médias e curtas, debates, homenagens e participação de convidados internacionais.

Debatedores

Falar de meio ambiente hoje não é apenas para os entendidos. Estamos falando de questões básicas, do dia a dia, de ações que fazemos e que impactam a vida de todos. Além disso, é importante observar como o cinema tem se preocupado com a questão já há bastante tempo, através de inúmeros registros e documentários sobre o assunto. A mostra exibirá obras realizadas a partir da década de 50, que farão parte de um panorama histórico” – coloca Chico Guariba, diretor e idealizador da Mostra e um dos responsáveis pela Ecofalante, organização não governamental que atua na área socioambiental.

A programação da Mostra será guiada pelos seguintes eixos temáticos: Ativismo, Povos e Lugares, Consumo, Energia, Água e Mudanças Climáticas. Além deles, haverá ainda um Panorama Histórico, uma Mostra Infantil e um debate a partir de cada um desses assuntos. Com entrada gratuita, esses eventos pretendem reunir na mesma mesa especialistas e realizadores para um debate com o público.

O diretor homenageado dessa primeira edição será Adrian Cowell, que realizou trabalho histórico de documentação da destruição da Floresta Amazônica. Companheiro dos irmãos Villas Boas e do também sertanista Apoena Meirelles, fez uma série de filmes sobre a Amazônia, entre eles, A Década da Destruição, uma série de onze filmes, feita ao longo de dez anos, com a qual conquistou importantes prêmios, entre eles, o BAFTA (British Academy). Cowell estava às vésperas de mais uma viagem ao Brasil, em outubro do ano passado, quando faleceu.

A programação, que será apresentada em três salas de cinema da capital paulista (Cine Livraria Cultura, Cine Sabesp e MIS), exibirá mais de 40 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, ficção e documentário. Entre as obras selecionadas, há mais de uma dezena de filmes totalmente inéditos no Brasil, como o indicado ao Oscar® 2012 If a tree falls: a story of the earth liberatin front, de Marshall Curry e Sam Cullman (sobre Daniel McGowan, ativista preso em 2006 sob acusação de eco-terrorismo), o premiadíssimo There once was an island (sobre como uma pequena comunidade no Pacífico lida com mudanças climáticas, dirigido por Briar March, um dos convidados da mostra) e Food Inc (sobre a indústria alimentícia norte-americana, dirigido por Robert Kenner).

Clique aqui para mais informações!

 

Fonte: Foco Jornalismo

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *