Crítica

Os primeiros minutos de The Dark Matter of Love deixam evidentes o conteúdo delicado e dramático que o filme se propõe a apresentar. Em uma rápida sequência, conhecemos três órfãos: a introspectiva Masha, de 11 anos, e os gêmeos Marcel e Vadim, com cinco anos, habitantes de diferentes lares temporários instalados na opressiva paisagem de Arcangel, no norte da Rússia. Suas vidas são rapidamente transformadas quando um casal norte-americano os adota, intencionados a ampliar a família até então formada apenas por eles e por uma filha adolescente.

Claudio e Cheryl Diaz se casaram enquanto trabalhavam na Disneylândia, no início dos anos 1990, e conceberam apenas uma filha, Cami, seguida por uma série de tentativas frustradas de terem outros filhos. Convencidos de que a adoção pode realizar o sonho do casal em ter uma verdadeira família Disney – como eles próprios justificam –, decidem superar toda a burocracia que a prática envolve, ainda maiores quando elegem a adoção internacional.

Enquanto toda a idealização ao redor deste sonho se esfacela, os dilemas, sofrimentos e pequenas conquistas desta incomum família são apresentados de maneira pouco invasiva e complacente com a situação, em contraste com materiais de arquivo que revelam estudos científicos de várias épocas sobre a criação de laços entre pais e filhos. Muito perspicaz, a cineasta Sarah McCarthy ainda dedica um importante espaço dentro de seu documentário para as análises do Dr. Robert Marvin, que dedicou sua vida a um programa terapêutico sobre o assunto.

A partir de uma envolvente narrativa, McCarthy, em seu quarto filme, elabora um retrato muitas vezes dilacerante que se divide entre o documentário tradicional e o cinema vérité, constantemente interrompido por análises psicológicas e até mesmo antropológicas sobre seu delicado tema. Enquanto acompanha os esforços do casal Diaz para criar laços afetivos com seus novos filhos, a documentarista esbarra em uma série de outros dilemas passíveis de profundas análises. Entre eles, as barreiras culturais e até mesmo idiomáticas enfrentadas pelo novo núcleo familiar e as constantes dúvidas relacionadas a questão, problema que pontua todo o projeto: a tal matéria escura do amor, que parece impedir que o sentimento floresça em crianças que cresceram sem quaisquer perspectivas de uma formação familiar tradicional.

Durante um ano, a cineasta manteve suas câmeras capturando o progresso da família Diaz. O que começa como uma entusiasmada aventura cômica sobre sonhos que se aproximam da realidade logo se transforma num drama de proporções trágicas e incontornáveis. Cami passa a se sentir excluída e esquecida pelos pais, cada vez mais exaustos e distantes enquanto questionam suas escolhas, e os novos membros da família também sofrem. Masha cria uma persona impassível e dura que não se deixa afetar por nada – seja para o bem ou para o mal – e então começa a competir com Cami por atenção. Os gêmeos, que constantemente insultam os pais em russo em suas típicas estripulias infantis, escapam das regras familiares com muitas lágrimas, gritos e até mesmo violência. Nos momentos mais sérios, o desejo é que alguma Supernanny apareça para reparar todos estes dilemas – mas a situação é muito mais complexa do que qualquer terapia televisiva poderia resolver.

Curiosamente, The Dark Matter of Love foi lançado pouco tempo depois que o presidente russo Vladimir Putin baniu adoções de crianças por famílias norte-americanas, em especial devido as leis permissivas do país quanto a união homossexual. Em seu retrato intimista, McCarthy questiona a dificuldade de crianças que cresceram sem pais a se sentirem acolhidas por suas famílias adotivas. Com a carência de afeição durante seus primeiros anos, é possível que estas crianças voltem a amar e permitam ser amadas? Masha, Marcel, Vadim, Cami, Claudio e Cheryl permitiram ao mundo conhecer algumas possíveis respostas num dos filmes mais tocantes realizados recentemente.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
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é crítico de cinema, membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Graduado em Publicidade e Propaganda, coordena a Unidade de Cinema e Vídeo de Caxias do Sul, programa a Sala de Cinema Ulysses Geremia e integra a Comissão de Cinema e Vídeo do Financiarte.
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