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Sinopse

Vincent e Élisabeth recebem o irmão dela, a esposa deste e um amigo. O assunto da noite é o iminente nascimento do filho do casal anfitrião e o inusitado nome que ele pretende dar à criança.

Crítica

O início de Qual é o nome do bebê? tem diversos cacoetes típicos das comédias francesas. Um narrador com tiradas “espertinhas” apresenta os personagens da trama que se desenrolará a seguir. De maneira expositiva, ele traça o perfil de todos, sobrando assim pouco espaço para que consigamos ao longo do filme construir algo mais sobre essas figuras atreladas umas às outras, seja por parentesco ou amizade. Sem dúvida, tal artifício é muleta narrativa e pode irritar aqueles cansados do chavão estilístico.

Vincent (Patrick Bruel) comemora sua primeira paternidade durante jantar em família. A inesperada confusão logo é armada quando revela o nome escolhido para o bebê: Adolphe. Aos presentes parece impensável que o futuro pai leve mesmo em consideração relacionar de alguma maneira seu filho ao ditador responsável por milhares de mortes à frente do Terceiro Reich. Entretanto é tudo chacota de Vincent (homem de direita), feita deliberadamente para tirar o cunhado esquerdista do sério. O plano funciona até demais, pois a festividade torna-se involuntariamente arena para diálogos ferinos, repletos de ambição intelectual e política.

Mas o alvoroço inicial é na verdade apenas estopim para outras discussões, ressentimentos entre casais, opiniões até então recônditas, mágoas antigas ressoantes no íntimo daqueles que as escondem pelo bem da convivência. Aos poucos a situação piora, segredos vêm à tona, relações são postas à prova, e o que iria ser reunião entre congêneres e amigos em volta da mesa marroquina, acaba acerto de contas. É uma bola de neve crescente de percurso cada vez mais perigoso. Pena a sucessão de problemáticas proposta pelos diretores Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte ser cansativa e refém da repetição.

Comédia torta e até certo ponto pretensiosa (ensaia qualquer coisa sobre política, a reabertura de velhas feridas francesas, entre outras tentativas), Qual é o nome do bebê? passa na tela sem aborrecer, mas também sem ofertar algo que o faça merecedor de um espaço generoso na memória. As figuras possuem afetada profundidade, mas se afogam no raso de sua natureza ordinária. Claramente disposto a mostrar a família como instituição inquebrantável, o longa tem lá suas boas intenções e momentos de inspiração, contudo insuficientes para torná-lo mais que razoável e inofensivo programa de domingo.

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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

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