Crítica

A sinopse oficial de Pingo D’Água não revela sua história, mas explica suas ambições. Segundo ela, o filme “culmina em um jogo de seres e símbolos, onde os atores são confrontados a si mesmos”. Assim, quem não entender do que se trata a obra não terá um amparo oficial.

O longa foi gravado em três momentos distintos, que são montados de forma embaralhada. Há cenas em São Paulo, uma releitura de Esperando Godot em Tiradentes (MG) e uma festa performática no interior do Pernambuco.

Todas as cenas nascem de uma proposta inicial do diretor Taciano Valério (Onde Borges Tudo Vê, 2012), mas seguem livres na improvisação do elenco. Essa opção inevitavelmente gera cenas cuja ação se perde e com seus ritmos internos sem calibração.

Por outro lado, Valério é inventivo em seus gatilhos dramáticos, o que traz momentos de originalidade. A “cena da mala” traz impacto e fica na memória. Outra boa ideia é uma DR entre a personagem de Melissa Gava com seu par romântico. O rapaz carrega em suas mãos o microfone direcional que capta o som da cena, o que revela mais claramente o conceito de “ponto de audição”, em oposição ao ponto de vista, dado pela câmera.

No campo além-filme, Pingo D’Água nos faz pensar na falta de roteiro, uma opção que alguns cineastas autorais adotam. Em um processo sem rédeas, os realizadores esperam não conter a criatividade. Entretanto, essa saída muitas vezes soa como muleta para um vale-tudo cinematográfico e um escudo para não se comprometer com a compreensão do espectador.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é formado em Audiovisual pela ECA/USP. Escreve para os sites BRCine e SaraivaConteúdo, além de colaborar para a revista Preview. Participa do programa Quadro a Quadro na TV Geração Z e de videoposts do canal Tateia. Tem experiência em sites (UOL Cinema, Cineclick e GQ), revistas (SET, Movie e Rolling Stone) e televisão (programas Revista da Cidade e Manhã Gazeta).
avatar

Últimos artigos deEdu Fernandes (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *