Crítica


1

Leitores


1 voto 2

Onde Assistir

Sinopse

Os divertidos furos do repórter Agamenon Mendes Pedreira em alguns dos eventos mais importantes do século 20.

Crítica

Com pouco mais de uma hora de duração, As Aventuras de Agamenon, O Repórter consegue reunir o maior número possível de bestialidades por cena. Dirigido por Victor Lopes (dos documentários Mapa da Mina: Estrada de Ferro Carajás, 2001, e Língua: Vidas em Português, 2002) e roteirizado pelos comediantes Marcelo Madureira e Hubert, o filme reconstitui a trajetória de Agamenon (Marcelo Adnet). O passado ilustre de o repórter de “O Globo” o possibilitou conviver com figuras importantes e presenciar acontecimentos históricos. Como o leitor pode presumir, a comédia toma por referência Forrest Gump, o clássico personagem do escritor americano Winston Groom, posteriormente adaptado para o cinema por Robert Zemeckis em 1994.

Na busca pelo efeito cômico, torna-se no mínimo irônico que o resultado de Lopes se resuma a uma dúzia de risadas nervosas, fruto da incontida vergonha alheia sentida pelo público. O suposto humor trata-se de uma sequência de esquetes grosseiros e infames, um conjunto das piores piadas prontas que nem mesmo o mais baixo Casseta & Planeta, suponho, se permitira exibir. Ao combinar conteúdo desprezível e forma precária, a única dúvida que paira é a de como esse projeto recrutou o envolvimento de Fernanda Montenegro e os depoimentos de Fernando Henrique Cardoso e Jô Soares.

Para não cometer injustiça, vale ressaltar a única qualidade presente no projeto. Em determinada cena, Jacqueline Kennedy é descrita como uma mulher de cabeça vazia. Apesar dos destroços, a autorreflexão não deixa de ser uma virtude.

Aos desavisados, corram do filme como Forrest Gump.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é crítico de cinema, membro da ACCIRS - Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, e da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Tem formação em Filosofia e em Letras, estudou cinema na Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Acumulou experiências ao trabalhar como produtor, roteirista e assistente de direção de curtas-metragens.
avatar

Últimos artigos deWillian Silveira (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *