A cultura cinematográfica do cinéfilo brasileiro já se acostumou com títulos de nacionalidades nada usuais, como produções da Romênia, Irã, Israel, Peru, Chile, África do Sul e até da Mongólia. Mas, definitivamente, não é todo dia – nem todo ano – que chega até nós um longa vindo da Eslovênia, um país com menos habitantes do que a cidade de Porto Alegre.

Pois é dessa nova república do Leste Europeu de onde vem Slovenian Girl, um premiado projeto que toca em temas nada simples: a prostituição como meio de vida e a difícil arte da superação feminina, que ainda precisa recorrer a atributos como o sexo para se destacar num mundo dominado pelos homens. Dirigido por Damjan Kozole, um reconhecido cineasta do qual pouco se ouviu falar no Brasil, o filme conta com um impressionante desempenho da atriz Nina Ivanisin como protagonista.

Ela aparece como uma universitária que se sustenta como garota de programa através de anúncios em jornais em revistas. Quando um dos seus clientes morre num hotel durante o encontro dos dois, ela passa a ser perseguida pela mídia e por uma dupla de cafetões que desejam agenciá-la. Além disso, há a complicação de esconder essa atividade do pai e das amigas de faculdade. Uma tarefa nada fácil que a atriz novata desempenhou com sucesso, rendendo-lhe prêmios e aplausos em festivais ao redor do mundo.

Slovenian Girl estreou em 2009 no Festival de Cinema de Toronto, no Canadá, e desde então já passou por mais de 30 eventos ao redor do mundo. A European Film Academy o selecionou como um dos melhores filmes europeus de 2010. O Papo de Cinema já viu o filme, como também conversou com o diretor Damjan Kozole e com a atriz Nina Ivanisin, nessa cobertura especial que você confere agora!

Confira a entrevista exclusiva de Robledo Milani com o diretor Damjan Kozole

Confira a entrevista exclusiva de Robledo Milani com a atriz Nina Ivanisin

Confira a crítica de Willian Silveira, a ficha técnica, curiosidades, galeria de fotos e trailer oficial de Slovenian Girl

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *