São poucas as pessoas no Brasil que conhecem filmes como Por Amor ou Por Dinheiro (1993) ou Grande Problema (2002), mas muitos são os fãs das duas séries de maior sucesso assinadas pelo cineasta americano Barry Sonnenfeld: A Família Addams (1991 e 1993) e MiB – Homens de Preto (1997, 2002 e 2012). A bilheteria somada de todos os seus longas ultrapassa a marca de um bilhão no mundo inteiro, e seu trabalho como diretor, produtor e fotógrafo já lhe rendeu prêmios e indicações ao Festival de Berlim, ao Sindicato dos Diretores, ao Emmy e ao Independent Spirit Awards. Mas nem tudo são glórias: por As Loucas Aventuras de James West (1999), Sonnenfeld ganhou as temidas Framboesas de Ouro como Pior Diretor do ano. Mas isso ficou no passado, e agora ele está de volta, em mais uma parceria com seu ator favorito: Will Smith, que viaja no tempo no ainda inédito Homens de Preto 3, previsto para estrear no Brasil no dia 25 de maio. Foi sobre seu retorno ao universo dos ternos pretos e alienígenas convivendo entre humanos que girou nossa conversa, feita por telefone desde Cancun, onde acontece o Summer of Sony, evento anual da Sony Pictures Internacional com junkets para a imprensa de todo o mundo. Confira!

 

Olá, Barry! Bem, vamos começar pelo óbvio: qual é a história de Homens de Preto 3?

Homens de Preto 3 começa com os personagens do Will Smith e do Tommy Lee Jones tentando resolver um caso envolvendo alienígenas aqui na Terra. Acontece que eles chegam perto demais do perigo, e um dos procurados os ataca, nocauteando-os. Quando Will Smith acorda, percebe que o Tommy Lee Jones desapareceu. Mas mais do que isso, ele está num mundo em que o Agente K (Lee Jones) faleceu há anos, e ninguém mais lembra dele. Para resolver o mistério, o Agente J (Smith) precisa voltar no tempo, e com a ajuda de equipamentos especiais vai parar em 1969. Lá se encontra com um jovem Agente K, desta vez interpretado por Josh Brolin. E os dois, juntos, terão que descobrir os porquês dos eventos futuros antes mesmo que eles aconteçam. É um filme sobre viagens no tempo, sobre companheirismo e amizade, que tanto a audiência quando o próprio personagem do Will Smith vão desvendando os mistérios juntos.

Will Smith, Tommy Lee Jones, Barry Sonnenfeld e Josh Brolin

Duas coisas me deixaram bem empolgado com Homens de Preto 3: as presenças de Emma Thompson e do Josh Brolin. O que eles acrescentaram à série e como se ambientaram nesse universo?

Nós queríamos reenergizar a série, dar um novo gás, oferecer algo de novo ao público. Por isso que estas duas participações são tão especiais. Emma é fantástica, uma excelente atriz e foi um prazer trabalhar com ela. Seu papel é como a nova diretora dos Homens de Preto, é a que comanda a organização nesta realidade alternativa. E ela é tão engraçada, tão disposta, pronta para tudo. Acredito que os fãs da série irão se encantar com esse personagem. Já o Josh Brolin veio após eu assisti-lo em W., longa do Oliver Stone sobre o George W. Bush. Neste filme ele não apenas personificava Bush, mas recriava a personalidade enquanto personagem. Ele estava perfeito neste filme, e era isso que eu queria, pois ele precisava fazer uma versão jovem do Tommy Lee Jones, mas não imitando-o, e sim sendo ele. E foi incrível, pois Brolin foi além do que eu esperava. Ele se parece com Tommy Lee, fala como o Tommy Lee. E para o Will Smith, que teve que atuar com os dois, foi também uma experiência única, pois agiu com eles como se fossem a mesma pessoa, e era justamente essa a ideia.

 

Entre os dois primeiros filmes se passaram 5 anos, e entre o segundo e o terceiro foi o dobro do tempo, uma década. Porque toda essa espera?

Achei que tu fosse me perguntar se levaria 20 anos até o Homens de Preto 4 (risos)! Mas sem brincadeiras, não sei explicar a razão dessa demora. Não sou o estúdio, não sou roteirista, então não entendo desse processo todo. Mas o que posso dizer é que se leva muito tempo até encontrar a história ideal, e era esse o nosso objetivo, encontrar o melhor roteiro, que justificasse um novo filme e a união de todos estes talentos. E vou aproveitando, aprendendo com todos e tentando não atrapalhar, pois com eles é muito fácil fazer um ótimo filme. E é isso que esperamos apresentar.

Com Tommy Lee Jones no set de Homens de Preto 3

Apesar de serem histórias em quadrinhos não muito conhecidas, as tramas dos filmes Homens de Preto possuem uma estrutura muito típica dos quadrinhos, alternando momentos de muito humor com ótimas sequencias de aventura. Isso é mantido no novo filme?

Sabe que são duas propostas bem contraditórias? Pois se o filme é muito engraçado, não se leva à sério os momentos de tensão e perigo. E se há muita violência e correria, a comédia perde a força. Por isso buscamos, o tempo todo, um equilíbrio. E acho que conseguimos, mais uma vez. Em Homens de Preto 3 há ótimas piadas, cenas realmente divertidas, mas também grandes momentos de ação e adrenalina. Mas, acima de tudo, este é o mais emocional de todos os filmes da trilogia. Ninguém irá às lágrimas, mas certamente irão se emocionar com esse conto de amizade e companheirismo.

 

Uma curiosidade: o primeiro Homens de Preto foi responsável por uma das poucas derrotas de Titanic no Oscar, como Melhor Maquiagem. Como foi essa vitória?

(Risos) Ah, foi muito bom, né? Eu fiquei muito feliz, é claro, mas esse é um prêmio para o Rick Baker acima de tudo. Ele que é o gênio por trás dos dois primeiros Homens de Preto, são suas criações que foram merecidamente reconhecidas. Mas ele tem 7 Oscars, né? Este é apenas um dentre tantos (mais risos)! E Titanic é imbatível, não sou James Cameron. É um filme fantástico, não me canso de vê-lo. Foi muito legal estarmos juntos num mesmo ano no Oscar, e com os dois premiados!

Agora Titanic está de volta às telas, em 3D. Não se pensou em relançar os dois primeiros Homens de Preto também em 3D?

Pois então, essa é uma ideia fantástica. É algo que consideramos, claro, principalmente após o incrível sucesso de filmes como o próprio Titanic, que voltou às telas depois de tanto tempo e está tendo uma aceitação ótima do público. Se Homens de Preto 3 se sair bem e for o sucesso que estamos todos esperando, é bem possível que os dois primeiros filmes sejam relançados em 3D nos cinemas!

 

E como foi trabalhar com essa tecnologia em Homens de Preto 3?

Acredito que Homens de Preto 3 será o melhor filme feito até hoje em 3D! O visual é simplesmente fantástico! E será também a primeira comédia em 3D a ser lançada. O processo todo foi muito interessante, e estamos incrivelmente satisfeitos com o resultado. Os filmes da série Homens de Preto possuem todas as condições para se adaptarem ao universo 3D de um modo que contribua ainda mais para a qualidade e o envolvimento do público com as histórias que estamos contando. Tenho certeza que o espectador irá ficar surpreso com esse novo filme, pois esse é o futuro e nós já estamos nele!

 

A entrevista com o diretor Barry Sonnenfeld foi feita no dia 17 de abril de 2012, por telefone.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é crítico de cinema, presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2018), e membro fundador da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou na televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deRobledo Milani (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *